RECONHECIMENTO

Estudantes comemoram conquista de medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

5 irão à edição internacional das Olimpíadas

Publicada em 21/12/2020 Atualizada há 1 ano

Edição 2020 da Olimpíada foi realizada em formato virtual por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Após sucesso nas etapas virtuais, sete estudantes do Campus Pau dos Ferros do IFRN comemoram a conquista de medalhas na  edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020.

Paralelamente à edição 2020 da OBA, aconteceu ainda a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ambas em formato virtual e remoto em razão das limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Realizado nas escolas brasileiras desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira, as Olimpíadas movimentam centenas de estudantes de todo o País. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

O evento nacional é realizado nas escolas brasileiras desde 1998, pela  que conta com a participação de escolas públicas ou privadas para alunos do ensino fundamental e médio e concede premiação aos (às) que obtiverem melhores resultados.

No Campus Pau dos Ferros, os (as) estudantes foram orientados (as) pelos professores de Física Thiago Borrajo, Rodrigo Sobrinho e Vinnie Silva. Confira como ficou a conquista das medalhas:

MEDALHADISCENTEANO E CURSO
OuroPablo Murilo de Souza Caetano2º ano, Informática
PrataBianca Viana Costa
Damião Felipe Oliveira de Lima
1º ano, Informática

Maria Isadora da Silva Mesquita
Janille Valentim De Andrade
Felipe Freitas Lopes
Carlos Eduardo Ferreira de Lima
3º ano, Alimentos
3º  ano, Apicultura

Rumo à edição internacional

Segundo o orientador Thiago Borrajo, um dos professores  de Física do Campus, dos sete medalhistas, cinco estão pré-selecionados (as) para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia, que deve acontecer em janeiro e fevereiro de 2021.

A organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica considera o evento como uma oportunidade de difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

Mais informações e resultados podem ser conferidos no site da OBA

SOBRE A OBA:
A Olimpíada é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (UNIP), VISONA e da AVIBRAS.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

18/12/2020: Estudantes do IFRN são medalhistas em Olimpíada Científica.
23/05/2018:
Alunos do IFRN participam de palestra na área de astronomia.
16/05/2017:Campus Pau dos Ferros receberá palestra de aluno pesquisador de grupo de astrofísica da UFRN.