SOLENIDADE

Emoção e comemoração marcam a Formatura de mais de 160 novos técnicos

Cerimônia aconteceu na noite de ontem (8), reunindo centenas de pessoas no IFRN

Publicada em 09/02/2018 Atualizada há 1 ano

Cerimônia reuniu mais de 600 pessoas no Ginásio Poliesportivo do IFRN. Foto: Alisson Silva

Uma noite memorável!: "Assim definimos a Solenidade de Formatura realizada ontem (8), que disponibilizou ao mercado de trabalhos novos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática, formandos pelo Campus Pau dos Ferros do IFRN.

Foram mais de 160 formandos distribuídos em sete turmas de cursos técnicos: Integrado em Alimentos (2 turmas), Integrado em Apicultura (2 turmas) e Integrado Informática (2 turmas), além de uma turma do curso de Apicultura, na modalidade subsequente.

A Cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral em Exercício, Professor Manoel do Bonfim Lins de Aquino, que esteve à mesa de honra ladeado do Diretor Acadêmico em Exercício (Prof. Ulysses Vieira da Silva Ferreira), da Secretária Municipal de Educação de Pau dos Ferros (Maria Eliesse Queiroz), além dos coordenadores e patronos de curso, e também dos paraninfos.

Realizada a entrada dos formandos, seus padrinhos e homenageados, a Sessão Solene foi instalada. A formanda juramentista, Bruna Beatriz Azevedo da Silva, e demais formandos, proferiram o juramento protocolar. Na sequencia, a formanda Stefanie de Freitas Almeida, em nome dos demais formandos, efetuou o requerimento do diploma.

A Cerimônia ainda contou com a outorga das láureas acadêmicas por curso e modalidade, concedendo certificado de distinção aos alunos que auferiram destacado desempenho em suas atividades acadêmicas. Confira:

CURSO TÉCNICO/MODALIDADEALUNO (A) LAUREADO (A)
Subsequente em Apicultura
Guilherme Martins Gomes de Souza
 Integrado em Alimentos
Ana Laura Filgueira Amorim
 Integrado em Apicultura
Josefa Rosiane da Silva
 Integrado em Informática
Carlos Eduardo Alves Sarmento

HOMENAGEM, RECONHECIMENTO E EMOÇÃO MARCAM OS DISCURSOS

ORADOR

Ao falar em nome dos formandos, o orador Romário Henrique da Silva, emocionou os presentes, através de seu discurso resgatou reconhecimento, celebração e gratidão:

• “(...) O IFRN, essa Instituição centenária, que de longe é um grande conjunto de construções, é para nós o lugar onde sonhos e pessoas se convergem, construindo sujeitos, estreitando laços, criando e fortalecendo amizades, criando lembranças e fabricando histórias. (...)”.
  • “(...) Tenham certeza, pais, entramos aqui de um jeito e estamos saindo novas pessoas. Que encontraram o amor e a felicidade que o mundo tem para nos oferecer. (...)”
  • “(...) Obrigado por ser para nós, IFRN, uma mãe: que cuida, protege, educa e que nos permite voar pelo mundo. Em especial, agradecemos à Professora Antonia e à Amélia, aqui representadas pelos Professores Bonfim e Ulysses, por cuidar tão bem deste ambiente e por ser exemplo de pessoa e profissional para aqueles que aqui trabalham e para todos nós.”

PARANINFO

Homenageado a Paraninfo de uma das turmas, o Professor Lucas Soares Chnaiderman discursou em nome dos demais paraninfos, parabenizando os formandos, e reconhecendo o apoio dos envolvidos em sua formação, incluindo os pais e servidores do IFRN.

• “(...) Cada aluno dessa Instituição está repleto de sonhos, e ao longo desses quatro anos o que desejamos é que estes sonhos aumentem, que eles tenham o tamanho do mundo, que não exista a palavra impossível e que todos os filhos de agricultores do Alto Oeste possam dizer em bom som tudo que querem da vida. (...)”.
  • “(...)Esta Escola foi a rocha e o porto seguro com a qual puderam contar ao longo destes quatro anos.(...)”.
  • “(...) Quando vocês, queridos alunos, estiverem cansados e com medo diante do mundo, quando sucumbirem diante das dúvidas alheias, lembrem-se desta Instituição, pois ela aqui permanecerá: forte, acolhedora, respeitadora das diferenças e apoiadora dos seus sonhos. Uma Instituição pela qual vale a pena lutar e pela qual a luta se faz cada vez mais necessária. Parabéns a todos e agora tratem de ganhar o mundo! (...)”.

DIRETOR GERAL

Ao final da Cerimônia, o Diretor Geral em Exercício, Professor Bonfim Aquino, iniciou o seu discurso cumprimentando a todos, prestando saudação especial aos formandos. O Diretor leu mensagem enviada por Antonia Silva (Diretora Geral) e Amélia Reis (Diretora Acadêmica), que afirmaram se sentir muito orgulhosas e honradas por terem feito, em algum momento, parte da vida dos formandos. As diretoras se encontram em Portugal, cumprindo missão de doutoramento.

Finalizando a sua fala, o Professor Bonfim reconheceu a importância dos envolvidos na formação dos alunos, desde a família aos trabalhadores da educação. Resgatou a transformação que o IFRN proporciona na vida dos jovens.

• “Hoje nós temos a oportunidade contemplar duas fotografias que nos marcam muito: os rostos desses alunos ao ingressar aqui, e o rosto deles hoje, formados!”.

Após o Diretor Geral declarar encerrada a Sessão Solene, uma chuva de sky paper, música e fortes aplausos deram tom ao fim da noite solene, que foi marcante para os formandos e entra para a história do Campus Pau dos Ferros do IFRN.

A Solenidade reuniu mais de 600 pessoas no Ginásio Poliesportivo do IFRN, contemplando formandos, padrinhos, homenageados, familiares, amigos, demais convidados e comunidade.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
02/02/2018:Campus Pau dos Ferros realizará Formatura de concluintes de cursos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática.