Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Heteroidentificação

Divulgado resultado preliminar de heteroidentificação

Documento engloba seleção de cursos superiores via sisu

Publicada por Habyner Lima em 24/04/2023 Atualizada há 11 meses, 4 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), tornou público o resultado preliminar da aferição de heteroidentificação referente ao Edital de seleção para cursos superiores de graduação, por meio do SiSU, Edital Nº 08/2023-PROEN/IFRN - Graduação 2023.1

Heteroidentificação

A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, foi confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas.

Conforme indicado nos editais, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se referiu à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorreu, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. O processo seguiu ritos específicos, descritos no documento. Entre eles: o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VIII e IX do Edital.

Os recursos contra o resultado preliminar podem ser realizados até o dia 25 de abril de 2023, através do e-mail: seac.pf@ifrn.edu.br com o assunto “RECURSO AO PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - EDITAL Nº 40/2022/PROEN/IFRN”. No corpo do texto, o candidato deve colocar nome completo, número de inscrição e justificativa para o pedido de reconsideração.

A matrícula será realizada apenas dos candidatos deferidos na heteroidentificação.

Acesse

Resultado Preliminar Heteroidentificação Edital n° 08/2023

Palavras-chave:
heteroidentificação
sisu

Notícias relacionadas