Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS

Concurso cultural define marca do NEABI do Campus Pau dos Ferros

Trabalho vencedor foi da aluna Isadora Costa Lima, do curso de Alimentos

Publicada em 20/10/2020 Atualizada há 1 ano

Trabalho foi avaliado por júri popular e técnico. Isadora Costa é do curso de Alimentos.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Pau dos Ferros do IFRN, o NEABI, agora conta com uma identidade que acompanhará seus projetos e ações.


A autora do trabalho vencedor do concurso foi a aluna Isadora Costa Lima, do  4º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos.


A marca do Núcleo foi definida através de um concurso com duas etapas: a primeira, através de júri popular formado pela comunidade acadêmica e, a segunda, por meio de uma banca examinadora, que definiu o logo entre as sete propostas finalistas. A definição do logotipo seguiu normas estabelecidas em regulamento, incluindo critérios como representatividade, objetividade, criatividade, síntese e aplicabilidade.


A proposta do concurso foi a definição de um logotipo represente o NEABI e seu mote. Para tanto, a marca pode ser melhor interpretada à luz de uma justificativa contextual proposta pela autora. Confira:


"O Brasil é conhecido por possui uma grande extensão territorial repleta de culturas. Indígenas e Africanos são peças crucias no quebra cabeça que represente a diversidade étnico-cultural do nosso país. Apesar de apresentarem grandes diferenças, possuem em comum um marcas históricas causadas pela ganância do homem europeu. Tal fato perpetua até hoje, fazendo com que o país seja uma ameaça a esses indivíduos. Como forma de luta, utilizam de artefatos históricos que, apesar de toda repressão, mantiveram-se resistentes conversando o máximo de suas culturas e servem como ponte para perpetuar suas raízes históricas.

Os elementos na imagem buscam retratar a situação socio-cultural dessas etnias.
Do lado esquerdo, o turbante com as estampas e cores chamativas representam a cultura Africana, pois é através das cores, tecidos e acessórios que comumente se disseminam sua cultura. Convém destacar que isso é apenas uma pequena demonstração e que essa cultura possui inúmeros elementos. A mesma lógica é analisada no lado direto da figura, onde o cocar e as pinturas corporais expressam elementos da cultura indígena, os mesmos possui diversas representações, que podem mudar de forma, cores e estilos dependendo do grupo indígena e da região em que se encontra. Ambas etnias encaram juntas os problemas sociais que veem sofrendo há mais de cnco séculos e buscam o reconhecimento digno na sociedade."

Isadora Costa Lima


 
O NEABI parabeniza a vencedora do concurso. A estudante receberá uma premiação especial e certificado.



SOBRE O NEABI:
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) é um grupo de trabalho, legalmente instituído no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, por  meio da Deliberação nº. 17, de 25 de novembro de 2011, aprovada e emitida pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRN, o CONSEPEX.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:

12/11/2019:
NEABI leva a júri popular votação para definição do logotipo do Núcleo.
25/10/2019:
Concurso para definição do logotipo do NEABI encerra inscrições na próxima quinta-feira (31).
09/10/2019: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas abre concurso para definição de seu logotipo.