QUALIFICAÇÃO

Concluintes do Programa Mulheres Mil participam da Solenidade de Entrega de Certificados

Ato aconteceu na tarde de hoje, 15, marcando o encerramento do curso de "Costureira"

Publicada em 15/12/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Costureiras posam para foto ao final da Solenidade. Foto: William Luciano, aluno e bolsista da Coordenação de Extensão

As concluintes de curso do Programa Mulheres Mil, intitulado “Costureira: tecendo lugares, cores e trajetos”, participaram na tarde de hoje, 15, da Solenidade de Entrega de Certificados.

Ao todo, 25 mulheres concluíram o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), que teve carga horária de 200 horas/aulas, realizado de julho a dezembro de 2016, através de projeto de extensão.

Cada formanda adentrou no auditório ao som de repertório personalizado. As concluintes receberam certificação e brinde. Na sequência, discursos em nome da gestão, coordenação do curso e de representante das concluintes marcaram a solenidade. Ao final da cerimônia, todos assistiram a um vídeo em homenagem às mulheres, produzidos pelas bolsistas de apoio do projeto.

Em seu discurso, em nome das demais colegas concluintes, a aluna Márcia Cristina, reconheceu o esforço e parabenizou a turma, mencionando que são dignas de reconhecimento, não só pela iniciativa de começar o curso, como também de terem ido até o fim. Finalizando, Márcia solicitou uma salva de palmas à turma concluinte.

Emocionada, a Coordenadora do curso, Professora Aline Santos, comenta a conclusão da qualificação. “Não são apenas vocês. Eu também me sinto realizada por ter concluído este projeto com esta turma maravilhosa”. Aline enfatizou o trabalho das mulheres e o êxito para conclusão do curso, parabenizando todas as mulheres concluintes.

Proferindo o discurso nome Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Silva, a Pedagoga Amilde Fonseca falou da importância da mulher, de seu protagonismo e empoderamento. Amilde destacou que as mulheres são capazes de vencer sim, inclusive através a conquista do conhecimento: “Há algo que ninguém poderá tomar de vocês: o conhecimento. (...) Vocês, a partir de hoje, com este certificado, podem dizer ‘Eu sou costureira profissional’ ”, comenta Amilde, que parabenizou as mulheres, a coordenadora e demais envolvidos na condução do curso.

Participaram da cerimônia: O Diretor Acadêmico do Campus, Prof. Ulysses Vieira (representando a Direção Geral); Professor Luciano Dutra (representando a Coordenação de Extensão); Professora Aline Santos (Coordenadora do Curso), e a pedagoga Amilde Fonseca, que discursou em nome da Diretora Geral. Além das formandas, parentes, convidados e servidores estiveram presentes.

No hall do Auditório Ariano Suassuna, um bazar foi instalado, mostrando peças de vestuário produzidas pelas mulheres do curso.

O CURSO
O curso de corte e costura colabora para a inclusão socioeconômica de mulheres, contribuindo para a qualificação profissional, a elevação da escolaridade para o exercício da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida nos locais abrangidos pelo referido projeto.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
13/12/2016: Campus realiza entrega de certificados às concluintes do Programa Mulheres Mil.