PIBID

Campus Pau dos Ferros recebe alunos de Educação Física da UERN

Grupo inicia, no IFRN, experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Publicada em 26/09/2018 Atualizada há 1 ano

Alunos posam para foto no pátio do Campus após a visita. Foto: Iadson Vinícius.

Na manhã de hoje, 26, o Campus Pau dos Ferros do IFRN recebeu 8 acadêmicos da Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM).

Os estudantes cursam do 1º ao 4º período do curso e iniciam hoje uma experiência de um ano e meio, através da qual terão a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas docentes.

O primeiro dia foi de visita às instalações do Campus, onde receberam boas-vindas da Diretora Geral, Professora Antonia Silva; e da Diretora Acadêmica, Amélia Reis. Na sequência, os graduandos puderam conhecer a estrutura física, projetos e ações do Campus.

Os graduandos são supervisionados pelo Professor de Educação Física do Campus, Maikon Maia, que acompanhou os alunos durante a visita, guiada pelo Coordenador de Comunicação Social e Eventos do Campus, Marcilio França.

Conheça os alunos bolsistas: Adjair Leyson, Erika Santos, Hugo Alexandre, Ingridh Diógenes, Irismar Carlos, Kalyne Gomes, Marília Miranda e Nájla Sampaio.

A ansiedade de iniciar as atividades já toma de conta de alguns, como é o caso de Maria Nájla Sampaio, que tem 21 anos e cursa o 4º período da Licenciatura. Nájla destaca a estrutura da Instituição e contribuição que receberão: "Gostei bastante. Tem uma estrutura que não tinha visto de perto em nenhuma escola, é algo que vai facilitar bastante o nosso trabalho com os alunos. (...) Estou ansiosíssima para começar e espero que o PIBID agregue bastante na formação minha e de meus colegas, e tenho certeza que vai agregar, porque a gente vêm com um estímulo muito grande, uma vontade enorme de fazer a diferença aqui no IF e fora do IF.", comenta a futura profissional em Educação Física.

O Professor Supervisor tem boas expectativas, destacando a importância que o IFRN terá de contribuição na formação dos graduandos: "É a primeira vez que o Campus Pau dos Ferros do IFRN recebe este programa com alunos de Educação Física e a expectativa é que a Instituição possa contribuir com a atuação desses futuros profissionais na sua formação docente. Aqui eles aprenderão, na prática, o que tange ao campo de ação docente, eles terão um campo vasto de atuação, desde ensino, pesquisa e extensão", detalha o Professor Maikon.

IFRN na formação profissional docente
Além do curso de Educação Física, o Campus Pau dos Ferros está envolvido com Pibid também no Curso de da Licenciatura Plena em Química, inclusive com outras escolas públicas, além do Programa de Residência Pedagógica.

:::  CONTEÚDO RELACIONADO:
24/08/2018:Novos bolsistas participam de encontro inaugural dos programas de Residência Pedagógica e Pibid.