Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GRADUAÇÃO

Novos bolsistas participam de encontro inaugural dos programas de Residência Pedagógica e Pibid

Programas fortalecem práticas pedagógicas e de iniciação à docência de graduandos

Publicada em 24/08/2018 Atualizada há 1 ano

Novo ciclo de ofertas no Pibid e Residência Pedagógica (experiência nova no Campus) vêm para consolidar a prática profissional dos graduandos. Na foto, a Professora Drª Ayla Bizerra ambienta os novos bolsistas do Pibid.

Graduandos do curso de Licenciatura Plena em Química, do Campus Pau dos Ferros do IFRN, terão a oportunidade de agregar ainda mais valor à sua formação profissional com práticas de iniciação à docência e vivências pedagógicas.


Aconteceu na manhã da última quarta-feira (22), o primeiro encontro do Programa Institucional de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).


As reuniões contaram com a participação de professores e e orientadores vinculados aos projetos e, ainda, dos alunos selecionados para os programas.


No âmbito do Campus Pau dos Ferros, estão à frente do Pibid a Professora Drª Ayla Bizerra. Já o Programa de Residência Pedagógica tem como orientador o Professor Dr. Ulysses Vieira, contando ainda com 3 professores preceptores (supervisor de estágio). "Os preceptores são os docentes que irão receber os graduandos residentes em sala (como estagiários), detalha o Prof. Ulysses.


Somente da Residência Pedagógica, são 24 residentes e dois voluntários. Já no Pibid, foram 24 bolsistas e 6 voluntários. Os graduandos contemplados na seleção dos Programas comemoram:

"Eu participei do Pibid no edital 2013, durante 6 meses. Foi uma experiência muito boa porque a gente conhece a realidade das escolas públicas, tem a oportunidade de estudar novas metodologias e tentar inovar no ensino de química para que a aprendizagem aconteça de forma mais significativa. O Pibid, além da bolsa que nos incentiva a permanecer no curso, serve até como um incentivo a diminuir a evasão. (...) É um programa que possibilita a gente, enquanto graduando de licenciatura, a ver a educação química com outros olhos. É possível tornar a Química uma disciplina atraente, através das novas metodologias, como também pela observação na escola, e acima de tudo, porque contamos com a orientação de professores capacitados, para que possamos ter melhor desempenho no curso. Com certeza essa experiência que tive no Pibid, agregada à esta nova que terei agora, vai fazer com que eu veja a educação com outros olhos".
João Victor tem 19 anos, reside em Pau dos Ferros (RN) e cursa o 5º período da Licenciatura.


“Será bastante interessante a experiência que teremos com o Residência Pedagógica porque é a união também com estágio curricular. Isso vai agregar muito ao meu currículo. (...) Mesmo sendo um grande desafio, ainda mais pel ofato de ser um programa novo no Campus, a gente contará com apoio de um professor orientador e de um professor preceptor."
Cíntia Brasil tem 21 anos, reside em Rodolfo Fernandes (RN) e cursa do7º período da Licenciatura.


OS PROGRAMAS

PIBID
O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação atendendo às atribuições legais da CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei n. 11.502, de 11 de julho de 2007), às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007).

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
A Residência Pedagócia é um Programa concebido pelo Ministério da Educação atendendo às atribuições legais da CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) conferidas pela Lei Nº 8.405, a fim de implementar projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura em parceria com as redes públicas de educação básica.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:

04/07/2018:Publicados editais para seleção de supervisor do Pibid e preceptor de Residência Pedagógica.
02/07/2018: Graduandos da Licenciatura Plena em Química podem se inscrever em Programa de Residência Pedagógica.