EXTENSÃO

Campus Pau dos Ferros entrega resultados de projeto aprovado em seleção da Rede Federal

“Projeto Emergencial Covid-19” produz saneantes e protetores faciais

Publicada em 01/02/2021 Atualizada há 1 ano

Insumos são produzidos em laboratórios do Campus Pau dos Ferros. Projeto é uma das várias atividades de enfrentamento à Covid-19, que vêm sendo realizadas desde março de 2020.

Desde março de 2020, quando decretada a pandemia, os servidores do IFRN não pararam com as ações institucionais, de ensino, pesquisa e extensão, que abarcaram ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Em março de 2020, quando decretado o estado de pandemia, o Campus recebeu o resultado da aprovação do “Projeto Emergencial Covid-19”, via seleção na Rede Federal pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), através do Edital Nº. 07/2020-PROEX/IFRN - Registro de Programas e Projetos com Fomento Externo, intermediado pelo IFRN.

O Projeto objetiva a produção de saneantes e equipamentos de proteção individual (EPIs), atendendo a comunidade interna e externa, incluindo profissionais de instituições de segurança e saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19.

Os aportes financeiros para subsídio dos Projetos aprovados foram oriundos da SETEC. O Campus Pau dos Ferros fez uso de R$ 66.769,89, tendo sua execução de 12 de maio de 2020 a 31 de janeiro de 2021, contabilizando produtos conforme detalhamento:

Produtos
BeneficiadosQuantidades

Detergentes
Comunidade acadêmica interna dos campi Pau dos Ferros e Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Lajes, Macau, Mossoró, Natal - Zona Leste, Natal - Cidade Alta, Parnamirim e Santa Cruz.

Estudantes de famílias de baixa renda. Os produtos passam a ser entregues, a partir deste mês de fevereiro, junto à cesta Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, que vem sendo distribuída desde o início da pandemia.

5.000 litros

Desinfetantes

5.000 litros

Protetores faciais
(face shields)
1) Profissionais de instituições de saúde e segurança da linha de frente no combate à Covid-19 de Pau dos Ferros e Região:

1.1) Hospitais e postos de saúde;
1.2) Corpo de Bombeiros e presídio;
1.3) Servidores dos campi: Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró.

2.000 unidades
(produção em andamento)

A Coordenadora do Projeto, Débora Karina da Silva Guimarães, que atua como profissional de química e técnica de laboratório no IFRN, comemora: “Mesmo com as limitações e dificuldades encontradas, conseguimos entregar resultados do projeto. É gratificante contribuir socialmente com o nosso conhecimento”.

Débora ainda pontua a importância do apoio da Setec: “Este projeto foi de grande relevância e a iniciativa da SETEC em destinar recursos para subsidiar os trabalhos foi fundamental para que tivéssemos condições necessárias à produção desses insumos, que são de grande importância no combate à disseminação do vírus”, complementa a Coordenadora.

Equipe:

A equipe do projeto é composta pelos (as) servidores (as): Débora Karina da Silva Guimarães (Coordenadora do Projeto), Francisco Vieira Sales Júnior (Coordenador de Extensão), Alriberto Germano da Silva, Caio Patrício de Souza Sena, Elenilson Vieira da Silva Filho, Emanuel Neto Alves de Oliveira, Francisco Marcilio de Carvalho França, Irlan Arley Targino Moreira, Joyce Kelly da Silva Matias, Kaio Henrique Fonseca Dantas, Luís Rodrigues da Silva Filho. Além dos bolsistas do curso de Licenciatura em Química: Antônio Maria de Carvalho Pessoa e Francisco Edgleison Alves Oliveira.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

01/12/2020:Campus Pau dos Ferros implanta novas medidas e reforça enfrentamento à Covid-19.
11/09/2020:Conheça ações do Campus Pau dos Ferros do IFRN na pandemia.
10/07/2020:Campus cria o "Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19".
29/04/2020:Servidores do Campus Pau dos Ferros compram cestas básicas para famílias carentes.