Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

APICULTURA

"Bife das abelhas" produzido no Campus Pau dos Ferros será destaque em rede nacional

Formulação da ração será exibida neste domingo, 11, no Programa Globo Rural

Publicada em 06/08/2019 Atualizada há 1 ano

Professor e Pesquisador Dr. Abreu Neto tem desenvolvido várias pesquisas na área de Apicultura

Uma pesquisa desenvolvida no Campus Pau dos Ferros do IFRN será destaque em rede nacional no próximo domingo (11).


O Programa Globo Rural vai ao ar mostrando o trabalho desenvolvido pelo Professor Dr. Abreu Neto, que trata de uma formulação de ração, denominada receita do "bife das abelhas".


O produto consiste em um alimento saudável e rentável para este animal de fundamental importância para a vida humana no planeta: as abelhas.


Confira a receita:

Para a formulação do bife das abelhas (ração), utiliza-se uma mistura proteica composta de extrato de soja, que trata-se de um alimento funcional rico em proteínas (41,8%), e em aminoácidos essenciais para as abelhas, como isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina, além da albumina de ovo em pó, que contém 89,91% de proteína bruta, na proporção de 79,44%: 20,56%, respectivamente.

Essa mistura recebe a adição de um xarope de água e açúcar na proporção de 81,7% da mistura proteica e 18,3% do xarope de água e açúcar, perfazendo a ração pastosa com 25% de proteína bruta. O xarope usado é composto de 50% de água, 50% de açúcar cristal e 5ml de essência de baunilha por litro de xarope.


O trabalho foi fruto das pesquisas da tese de doutorado do Professor e Pesquisador Abreu, que também atua como Coordenador do Curso Técnico em Apicultura.


O Programa Globo Rural vai ao ar na manhã do próximo domingo, 11 de agosto, na Rede Globo de Televisão.






::: CONTEÚDO RELACIONADO:
15/10/2018:Curso de Apicultura do Campus Pau dos Ferros é destaque em rede nacional.