Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Aberto o período de solicitação para certificação de conhecimentos e aproveitamento de disciplinas

Prazo vai de 28 de agosto a 1º de setembro

Publicada por Giovanna Alves em 28/08/2023 Atualizada há 9 meses, 3 semanas

Está aberto, a partir desta segunda-feira (28), o período para solicitação de certificação de conhecimentos e aproveitamento de disciplinas do Campus Pau dos Ferros do IFRN.

O prazo vai até dia 1º de setembro e os alunos terão a chance de solicitar a dispensa de disciplinas e o aproveitamento de estudos no portal Gov.Br, através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ifrn.

Para a certificação de conhecimentos, é necessário anexar o requerimento padrão; já para o aproveitamento de disciplinas, além do requerimento padrão, é indispensável anexar o histórico do curso anterior e a ementa (programa) da disciplina já cursada.

É importante ressaltar que as solicitações de aproveitamento e certificação não podem ser feitas de forma simultânea e devem ser submetidas dentro do prazo estabelecido.

Certificação de conhecimentos

A certificação de conhecimentos consiste na realização de uma avaliação abrangendo todo o conteúdo de uma disciplina, visando à dispensa de cursá-la. O estudante que busca essa certificação não pode ter sido reprovado na disciplina durante o curso atual no IFRN.

Para a certificação, uma banca examinadora designada pelo diretor acadêmico, com o parecer do coordenador de curso, avaliará a solicitação do estudante. É necessário que o aproveitamento seja igual ou superior a 60% nessa avaliação para dispensar a disciplina.

Aproveitamento de disciplina

O aproveitamento de estudos possibilita o cumprimento de uma disciplina caso o aluno tenha obtido aprovação em um componente equivalente de um curso anterior, do mesmo nível de ensino, em outra instituição ou no próprio IFRN.

Acesse:

Palavras-chave:
aproveitamento de disciplinas
Solicitação
certificação de conhecimentos

Notícias relacionadas