Reconhecimento
Professor do Campus participa do desenvolvimento de tecnologia na área de reabilitação motora
Em parceria com o ISD, o objetivo é que a tecnologia seja utilizada para estudar o controle motor em pacientes com a Doença de Parkinson
Publicada por Cecilia Alves em 21/11/2024 ― Atualizada há 3 dias, 3 horas
O organização social vinculada ao Ministério da Educação, Instituto Santos Dumont (ISD) desenvolveu um sistema que, atrelado a uma palmilha, é capaz de analisar dados da caminhada e tem o potencial de facilitar e baratear o processo de reabilitação motora. Dentre os assinantes da pesquisa está o professor Victor Pimentel, do Campus Parnamirim. Além dele, assinam Christian Lang Rathke, fisioterapeuta e mestrando em Neuroengenharia pelo ISD; Prof. Dr. Pablo Javier Alsina, e docentes do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do ISD: Caroline Cunha do Espírito Santo e André Felipe Oliveira de Azevedo Dantas.
Estudo
O estudo, intitulado como "Sistema Sem Fio Baseado em IoT para Monitoramento da Cinética da Marcha em Intervenções Terapêuticas Multidispositivos", teve como objetivo desenvolver e reproduzir um sistema de baixo custo e eficiente para a análise da marcha. Para isso, foi criada uma palmilha incorporada ao sistema, utilizando sensores flexíveis, para que a tecnologia pudesse captar dados como a “força vertical de reação ao solo”, uma resposta às ações musculares e ao peso corporal transmitido por meio dos pés, durante a marcha. O principal objetivo da tecnologia é ser utilizada para estudar o controle motor em pacientes com a Doença de Parkinson.
Parceria
A parceria entre o professor Victor Pimentel e o Instituto é fruto de sua tese de doutorado, na qual está sendo desenvolvido um projeto na área de robótica para compreender como funciona o controle de marcha humana, visando a aplicação em exoesqueletos para membros inferiores. Os exoesqueletos são peças que servem de suporte aos movimentos ou para aumentar as capacidades motoras humanas. A partir de seu estudo Victor comenta que recebeu o convite para assinar e contribuir com o estudo do ISD. "Na pesquisa do Instituto realizo análise de dados da força vertical em reação ao solo da palmilha e desenvolve circuitos para trabalhar em conjunto com outros aparelhos utilizados no processo de reabilitação", explica o professor.
Nos dias 17 e 18 do último mês, foi realizada uma visita técnica destinada aos alunos do Campus, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), para conhecerem o projeto. A atividade contou com o suporte do ISD, que disponibilizou o transporte para a visitação. Além disso, os dois institutos estão avançando no processo de formalização de uma parceria, com o objetivo de ampliar os benefícios para toda a comunidade acadêmica.
Acesse:
- Palavras-chave:
- Campus Parnamirim Pesquisa ISD