Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Secitex 2016

IFRN realiza seu maior evento científico e cultural entre os dias 23 e 26 deste mês

Secitex já tem mais de 3 mil inscritos e conta com programação diversificada aberta ao público

Publicada em 18/11/2016 Atualizada há 1 ano

De 23 a 26 deste mês, Parnamirim vai se transformar em um polo de atividades científicas, acadêmicas e culturais. No período, o Campus do IFRN no município vai sediar aSemana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), que já conta com mais de 3 mil participantes inscritos e engloba os mais importantes eventos já realizados pela instituição, como a Mostra Tecnológica, o Congresso de Iniciação Científica, a Olimpíada de Robótica e o Prêmio de Empreendedorismo Inovador, além de mostras culturais, minicursos, oficinas e o Simpósio de Extensão. Nesta sexta (18), foi divulgada a programação detalhada do evento.

Esta é a segunda edição da Secitex, que neste ano tem como tema "Ciência alimentando o Brasil" e vai contar com a presença de estudantes e servidores de todos os 21 campi do IFRN e da Reitoria. A visitação é aberta ao público externo, que poderá ter acesso às atividades que não requerem inscrição, como a mostra tecnológica e a competição de robótica e as mostras culturais. 

A abertura oficial da Secitex acontece na quarta-feira (23) a partir das 19h, no Campus Parnamirim. Após a solenidade, ocorre o Encontro de Corais e o primeiro dia do Festival de Música, com a apresentações de estudantes do IFRN. 

As apresentações culturais seguem na noite de quinta-feira, com a mostra de teatro e a última noite do Festival Musical. Durante todos os dias do evento, os participantes e visitantes também podem aproveitar a praça de alimentação, que conta com oito ‘Food Trucks’. 

“Acreditamos ser o evento de maior expressão e que envolve todas as dimensões do IFRN. Alunos, professores e técnicos administrativos apresentando a sua contribuição para com a construção e transformação da sociedade, seja através da Extensão, Pesquisa e Inovação Tecnológica ou Ensino”, ressaltou o diretor geral do Campus Parnamirim, Ismael Coutinho. 

Destaques

Um dos eventos mais esperados da Secitex 2016 é a IV Mostra Tecnológica do IFRN, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês e tem o objetivo de dar espaço para a apresentação de produtos, protótipos, processos ou serviços inovadores, preferencialmente com a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade, elaborados por estudantes e/ou servidores do IFRN e parceiros e/ou patrocinadores. Com 38 trabalhos selecionados, o evento vai contar com demonstrações práticas dos projetos apresentados. 

Ao final do evento, os melhores trabalhos vão ser premiados com credenciais para eventos de tecnologia em outros estados brasileiros, a exemplo da Infomatrix Brasil 2017, em Lages (Santa Catarina), e a Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul). 

Outro destaque na Secitex 2016 vai ser a II Olimpíada de Robótica do IFRN, que vai credenciar a equipe vencedora para um evento na França. O evento busca aproximar os grupos de pesquisa na área e promover a troca de conhecimentos e experiências tanto entre professores e alunos. A competição vai ser disputada por equipes formadas por um servidor e até quatro alunos do IFRN.

Prêmio de Empreendedorismo

Em sua primeira edição, o Prêmio de Empreendedorismo Inovador promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (Propi) também promete ser um destaque na Secitex. O evento tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora no Rio Grande do Norte. Os modelos de negócios mais bem avaliados poderão ser integrados às incubadoras em funcionamento nos campi do IFRN, além disto, os autores dos projetos vencedores vão ser premiados com notebooks. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de novembro, por meio do site da Secitex (http://eventos.ifrn.edu.br/secitex2016/), mesmo endereço em que a programação completa pode ser acessada. Podem se inscrever para a atividade estudantes de cursos técnicos e superiores do IFRN, além de ex-alunos, desde que tenham mais de 16 anos e não sejam servidores da Instituição atualmente. 

Minicursos, oficinas e palestras

As inscrições para participação nos minicursos e oficinas estão abertas e seguem até a próxima terça-feira (22). São 30 opções diferentes, gratuitas e abertas também ao público externo. Para ter acesso ao minicurso, é necessário realizar a inscrição geral no evento, que também é gratuita e pode ser realizada no endereço http://eventos.ifrn.edu.br/secitex2016/ e em seguida acessar a área de escolha de atividades, disponível após a realização do primeiro login no site. Cada participante pode se inscrever em apenas um minicurso e uma palestra, pois os horários das atividades são concomitantes. As vagas são limitadas. 

Credenciamento

O credenciamento dos participantes inscritos na Secitex vai acontecer no primeiro dia de programação. O recebimento do kit do evento, composto por bolsa, bloco de anotações e caneta, está condicionado à doação de 1 kg de alimento não perecível. O participante inscrito que não realizar a doação, vai receber apenas o crachá ao realizar o credenciamento. 

Saiba mais:

Secitex 2016 – Página Oficial do Evento

Programação do evento – Geral

Programação do evento – Detalhada

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas