Estudantes do IFRN apresentam projetos em evento do Google

Iniciativas são voltadas a redes de comunicação de dados e sistemas computacionais

Publicada por Habyner Lima em 25/07/2023 Atualizada há 9 meses, 3 semanas

No dia 15 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), participou do Google I/O Extended Natal, o evento foi desenvolvido com uma programação voltada a temática da tecnologia com viés inovador, além de promover palestras, workshops práticos e sessões de networking. O IFRN contou com a participação dos estudantes do 3º período de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Parnamirim. Durante o evento os alunos apresentaram o projeto "Explorando o Potencial dos Sistemas Multi-VANT no Monitoramento: Uma Jornada Pelo Laboratório NOCS", voltado à temática do Sistema Multi-VANT. Na apresentação os discentes puderam compartilhar seus conhecimentos e experiências relacionadas a essa tecnologia promissora.

WhatsApp Image 2023-07-25 at 10.46.15

As alunas, Andriéria Dantas e Emilly Jenniffer, estudantes do 3º período de Tecnologia em Sistemas para Internet que apresentaram o trabalho, atualmente são pesquisadoras do Network and Computational Systems Research Laboratory (NOCS Lab) e têm se dedicado ao estudo e desenvolvimento de Sistemas Multi-VANT, sob a orientação do coordenador do laboratório, o professor Dr. Diego Pereira. O NOCS Lab é um centro de pesquisa, criado recentemente, que se dedica ao avanço de tecnologias relacionadas a redes de comunicação de dados e sistemas computacionais. Durante a apresentação, as jovens pesquisadoras explicaram como os Sistemas Multi-VANT podem ser utilizados no monitoramento de diversas áreas, fornecendo uma visão ampla e detalhada de diferentes cenários. Elas compartilharam os resultados de sua pesquisa e demonstraram casos de uso práticos em que essa tecnologia pode ser aplicada, como o monitoramento ambiental, a segurança e o gerenciamento de áreas remotas.

No mesmo evento, o estudante Lucas Matheus Alves Da Silva, também do 3º período do curso de TSI e pesquisador no NOCS Lab, apresentou a palestra Informatização na Agência de Turismo LavaiLavem: Como Ferramentas Digitais da Google Melhoraram a Experiência do Cliente, que teve como objetivo mostrar a transformação de uma empresa familiar humilde em uma agência de turismo respeitada no ramo, a partir da utilização de tecnologias como Javascript, Leaflet.js e Google AppSheet.

Evento do google voltado a tecnoligias etc_matéria

Vale destacar também a ampla participação dos demais estudantes do curso, ao todo, grande parte da turma compareceu ao evento para acompanhar os colegas palestrantes e, também, aproveitar a grande variedade de conteúdo que seria tratada, como data science, inteligência artificial, estratégias de desenvolvimento ágeis, entre outras.

google
tecnologia