Evento

Equipe de Parnamirim é vencedora do 1° Hackathon sobre a Covid-19 realizado pela Agência Espacial Brasileira

A equipe Cura Espacial, formada por professores e alunos do IFRN de Parnamirim e do Complexo Educacional Contemporâneo, foi a primeira colocada na categoria “Desafio Maker”

Publicada em 14/05/2020 Atualizada há 1 ano

Equipe Cura Espacial

O 1° Hackathon sobre a Covid-19 nas atividades espaciais foi realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com o IFRN Campus Parnamirim e contou com a participação de 27 equipes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O evento propunha aos participantes a elaboração de soluções para mitigar os impactos causados pela Covid-19 nas atividades espaciais e observar a relação intrínseca dessa mitigação para o planeta Terra.

No resultado, que foi divulgado nessa quarta-feira (13), pela AEB, a equipe Cura Espacial formada pelos alunos do IFRN Campus Parnamirim (Daniel Luan, Hartur Silva, Pedro Miguel e Vinícius Medeiros Xavier) e pelo aluno do Complexo Educacional Contemporâneo Sidney Pedro orientados pelo professor Rodrigo Siqueira, foi a primeira colocada na categoria “Desafio Maker”, com um projeto para desinfecção de ambientes, utensílios e equipamentos de proteção individual (EPI’s). Segundo o professor Siqueira o Projeto que consiste em um protótipo móvel de desinfecção de ambientes e objetos para lugares com ou sem energia elétrica foi elaborado utilizando uma estrutura reflexiva e móvel para a idealização do esterilizador. “Conseguimos atingir o objetivo no piloto com uma caixa de papelão, uma lâmpada UV, um plástico reflexivo, reaproveitado de um suplemento alimentar, e uma bateria”, detalha o professor.

O evento contou com a participação de outras equipes do Campus Parnamirim e com a colaboração dos professores João Nascimento e Credson Isaac, via projeto CVT. Segundo o professor Credson, diversas equipes relataram que tiveram o ânimo elevado em realizar pesquisas nesta área, estudando durante esse período de pandemia.

Os vendedores das demais categorias são do interior de São Paulo e de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Veja aqui o projeto vencedor

Mais informações sobre o evento

pesquisa
servidores