Campus realiza I Festival de Literatura e Cultura de Mídias

Programação está programada para acontecer de 16 a 20 de maio

Publicada por Ramon Soares em 17/05/2023 Atualizada há 11 meses, 1 semana

O Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza, no dia 20 de maio de 2023, o I Festival de Literatura e Cultura de Mídias (I FLICMID). O festival constitui-se do resultado do estudo de produtos e de processos culturais no âmbito da comunicação, abrangendo práticas discursivas diversas postas em circulação por diferentes meios (literatura, cinema, música, comics), desde meados do século 20 até os dias atuais. Além disso, a atividade também é a culminância das atividades interdisciplinares desenvolvidas pelas equipes de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e História nos quartos anos do Ensino Médio Integrado.

A programação conta com apresentações artísticas e exposição de trabalhos e desfiles. O aluno marcos Aurélio, discente do 4º ano de Mecatrônica, afirmou que a preparação para o festival tem sido um momento de muita pesquisa e trabalho nos ensaios do musical que seu grupo vai apresentar. "Não sabia que pesquisar sobre os anos 90 seria tão interessante e aprenderia tanto sobre música e cultura dessa década”, contou.

Para o professor de Luiz Alberto, é preciso que a escola proporcione aos alunos atividades que os levem a pensar e pesquisar, mas, principalmente, conviver com os colegas, descobrindo e discutindo assuntos que, muitas vezes, ficariam apenas em textos teóricos apresentados em sala. "O festival é uma iniciativa nova no Campus e, assim como os alunos, estamos aprendendo a construí-lo, enquanto o fazemos", disse o docente de Língua Portuguesa.

Programação

Durante toda a semana, nos intervalos, estudantes das turmas dos quartos anos conduzirão a "RádioDécada", que trará, em cada dia, uma programação relacionada a uma das décadas que os grupos estão pesquisando. De 16 a 19 de maio, a comunidade escolar entrará em contato com conteúdo musical que vai dos anos 1940 até os anos 2010.

No dia 20, acontecerá um desfile de moda com peças representativas de cada época. A programação completa para o dia 20 pode ser conferida abaixo:

Atividade Horário
Apresentações culturais no auditório 8h