Campus promove Workshop de Capacitação em Desenvolvimento de Software

O evento ocorreu entre os dias 05 a 07 de fevereiro

Publicada por Cecilia Alves em 08/02/2024 Atualizada há 2 meses, 4 semanas

O Campus Parnamirim promoveu o workshop de Capacitação em Desenvolvimento de Software com o Plug-in Tainacan: Explorando Recursos Avançados para Gestão de Coleções Musealizadas. A capacitação foi ministrada pelo professor Dalton Lopes Martins, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sendo parte da etapa do projeto de pesquisa com parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) . O workshop se iniciou na segunda-feira (05), no período da manhã e teve duração até às 18h da quarta-feira (07).

Workshop de Capacitação em Desenvolvimento de Software

Iniciativa

O projeto tem a colaboração da Universidade de São Paulo (USP), contando com as pesquisadoras Solange Ferraz de Lima e Isabela Ribeiro de Arruda. Além disso, o projeto de pesquisa conta com o gerenciamento da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). O objetivo deste workshop é apresentar aos participantes conceitos introdutórios da área de museologia e também capacitar os desenvolvedores com foco no aprimoramento do uso do Plug-in Tainacan. Além disso, a capacitação visa potencializar as habilidades necessárias para contribuir efetivamente em projetos em parceria entre o IFRN, Museus Paulista - USP e Ibram.

O workshop é estruturado de maneira a proporcionar uma integração entre as palestras temáticas, especialmente focadas em museologia e desenvolvimento de software com o Plug-in Tainacan, juntamente com sessões de treinamento prático. Segundo o professor Diego Pereira, que representa o IFRN na parceria, o workshop é uma iniciativa para marcar o início de dois projetos, o Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados (INBCM) e o desenvolvimento de um Plug-in para gestão de processos curatoriais, O IFRN entra como executor dos projetos, sendo o desenvolvedor de softwares.

Integração

A professora Solange Lima, enfatiza que o projeto de sistema digital de processos curatoriais contribui para a política nacional de museus e para a qualidade da informação gerada nos museus em plataformas digitais. “O projeto é um trabalho piloto de estudo da documentação museológica para pensarmos em gestão de processos curatoriais.”, relata a professora.

Dalton Lopes, que faz parte do setor de Tecnologia da Informação do Ibram e coordena projetos externos, comenta sobre a equipe dos projetos e as expectativas da parceria: A gente encontrou no Instituto um time altamente qualificado de professores doutores na área de computação que selecionou uma equipe de bolsistas muito bacana. Nesses três dias de trabalho nós produzimos uma integração entre a equipe e construímos uma agenda de encontros para que exista um acompanhamento técnico e uma mentoria. É uma parceria promissora para nós.

Processos Curatoriais