Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cultura do RN

Campus promove Exposição Releituras e valoriza cultura local

Estudantes protagonizam releituras de contos de autores Potiguares

Publicada por Habyner Lima em 18/07/2023 Atualizada há 9 meses, 1 semana

O Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, entre os dias 10 e 14 de julho, a Exposição Releituras, uma adaptação de contos de autores e autoras potiguares para linguagem gráfica. A atividade foi protagonizada por estudantes dos 2º anos do Ensino Médio Integrado e contou com a visita da comunidade interna e externa do Campus.

Dramaturgia e conto

A programação é fruto do Projeto Integrador (PI) que envolveu as disciplinas Artes e Língua Portuguesa e Literatura do Campus. A temática do projeto foi a produção literária do Rio Grande do Norte, com enfoque para a dramaturgia e o conto, dentre o vasto campo de excelentes autores e autoras potiguares. Dez contos contemporâneos foram selecionados para leitura e apresentação em rodas de conversa, durante as aulas das disciplinas. Depois, houve a apresentação de estudantes sobre suas recepções e percepções das obras por meio da linguagem visual. “Desse modo, as autoras Araceli Sobreira, Clotilde Tavares, Kalina Paiva, Margarete Solange e os autores Chico Alves, João Andrade, Nilo Sérgio, Pablo Capistrano, RM Paiva, Roberto Lima foram lidas e lidos pelos alunos, sendo a porta de entrada para o universo da literatura potiguar”, disse Aparecida Fernandes, professora de Língua Portuguesa e Literatura.

De acordo com ela, a atividade contribui na vivência literária dos estudantes: “avalio a atividade de maneira muito positiva, foi importante por colocar nossos alunos em contato com a literatura potiguar contemporânea e provocar suas sensibilidades quanto à narrativa lida - no gênero conto - e adaptação para a linguagem visual que expressa a visão deles sobre a obra. Também foi possível propiciar diálogo com alguns autores e algumas autoras potiguares, aliando a mostra de teatro e o diálogo com autores”, disse a servidora.

Algumas das releituras protagonizadas pelos estudantes:

Palavras-chave:
Exposição
poemas
cultura potiguar

Notícias relacionadas