Ensino
Publicado edital para projetos de ensino com fomento institucional
Inscrições e finalizações de propostas no Suap vão de 15 a 20 de abril
Publicada por Neiryvan Cruz em 08/04/2025 ― Atualizada em 9 de Abril de 2025 às 16:30
A Direção-Geral divulgou, nesta terça-feira (8), o Edital nº 29/2025-DG/ZN, que estabelece as diretrizes para a seleção de projetos de ensino com apoio institucional para o ano de 2025. A duração das bolsas será de até seis meses.
Os projetos de ensino são atividades de caráter temporário ou permanente, elaboradas e propostas por professores ou técnicos-administrativos do IFRN, com intuito de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem dos cursos técnicos e de graduação oferecidos pelo Instituto, bem como à permanência e êxito dos estudantes.
Submissões
De acordo com o cronograma do certame, as inscrições e finalizações de propostas no Suap vão de 15 a 20 de abril. As etapas seguintes contemplam pré-seleção do projeto; designação de avaliadores externos ao Campus; análise das propostas; divulgação de resultados; e seleção de bolsistas.
Recursos
Cabe destacar que os projetos do Campus serão selecionados até o limite máximo de R$ 12.000,00 para bolsas de ensino, de acordo com a ordem crescente de classificação dos projetos. Desse total, R$ 6.400,00 do recurso virá da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN); R$ 5.600,00, do próprio Campus. A escolha segue as normas estabelecidas no Edital nº 13/2025, da Proen.
As propostas devem se encaixar em um dos quatro tipos de projeto:
nº | Tipo | Descrição |
---|---|---|
I | Ações de ensino | Ações direcionadas a áreas do saber que envolvam conhecimentos relacionados ao currículo dos cursos e que podem ser desenvolvidos por meio de cursos, grupos de estudos, olimpíadas ou torneios de conhecimento, atividades transversais e interdisciplinares, atividades artísticas, culturais e esportivas, entre outros. |
II | Ações de intervenção pedagógica | Projetos caracterizados pelo acompanhamento pedagógico ou desenvolvimento de estratégias para auxiliarem os alunos a superar dificuldades de aprendizagem, por meio de monitoria (reforço escolar), elaboração de roteiros de estudos, gamificação, atividades online, rodas de leitura etc. |
III | Tutoria de aprendizagem | Projetos voltados ao fortalecimento de saberes em componentes curriculares de cursos ou de atividades de laboratório que articulem teoria e prática. |
IV | Eventos vinculados ao ensino | Ciclo de palestras, feiras tecnológicas, simpósios, fóruns, encontros, oficinas, debates, jornadas, eventos artísticos, culturais e esportivos etc. |
V | Elaboração de material didático | Projetos concebidos com finalidade educativa, destinados à elaboração e produção de material didático, que compreendem produtos pedagógicos – um conjunto de textos, imagens ou recursos didáticos similares –, combinados a meios e tecnologias de informação e comunicação, bem como mídias e materiais audiovisuais diversificados, como livros, e-books, podcasts, jogos, dentre outros que articulem o apoio às práticas pedagógicas e auxiliem a abordagem dos conteúdos e o desenvolvimento de estratégias metodológicas de sala de aula. |
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