COMPETIÇÃO

Provas da primeira fase da Olimpíada de Biologia acontecem sexta (13)

Melhores alunos vão representar o Brasil em competição internacional no Japão, em julho

Publicada em 06/03/2020 Atualizada há 1 ano

Teste será aplicado à tarde, no auditório. Exame terá 30 questões de múltipla escolha

Na próxima sexta (13), os alunos do cursos técnicos integrados participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). A prova, composta por 30 questões de múltipla-escolha da disciplina, com duração de quatro horas, vai ser aplicada às 14h30min, no auditório. Contudo, para realizar o exame é necessário ter no máximo 19 anos até 1º de julho de 2020 e ter matrícula no curso até dezembro deste ano.

A competição envolve duas fases: as duas primeiras, com provas objetivas nas escolas, vão definir os 16 competidores (15 primeiros colocados nesta edição e um estudante do segundo ano melhor classificado após o 15º lugar) para a terceira etapa, que consiste em uma capacitação no Instituto Butantan, em São Paulo/SP. Dos classificados para essa fase, quatro vão receber credenciais para a 31ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que acontece de 3 a 11 de julho em Nagazaki, Japão, e outros quatros serão inscritos na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), a ser realizada na Costa Rica, com data e cidade a confirmar.

Os melhores classificados vão poder fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan (IB). Além disso, ao final da competição, os primeiros colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que serão entregues pela coordenação nacional da OBB em data e local a serem definidos.

Você lembra?

Em 2019, o aluno João Emanuel Sales, do curso de Eletrônica, obteve a primeira posição entre os alunos de escolas públicas do Brasil. Na classificação geral, ficou em sétimo lugar, o que lhe rendeu uma medalha de ouro e a classificação para a terceira fase da competição: uma capacitação no IB.

Como se preparar?

De acordo com a professora de Biologia Liliane Gurgel, responsável no Campus por promover a Olimpíada e inscrever os alunos, as aulas abrangem o conteúdo abordado em competições internacionais, o currículo da disciplina no ensino médio, atualidades e desenvolvimento tecnológico. "Os candidatos serão submetidos a uma prova composta por trinta questões de múltipla escolha, abordando conteúdos como citologia, botânica, zoologia, genética e evolução, ecologia e noções de farmacologia", explicou.

Consulte também o regulamento desta edição.