Projeto Integrador acontece nesta quarta-feira no turno vespertino

Exposição de trabalhos será realizada no bloco B com entrada franca

Publicada em 07/03/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Iniciativa busca relacionar e articular conhecimentos gerais e técnicos com exposições em pôster e apresentações de protótipos

O Campus realiza nesta quarta-feira (9) a edição 2015 do Projeto Integrador, componente curricular obrigatório do 3° ano dos cursos técnicos, na forma integrada, em Comércio e Informática. A exposição de trabalhos acontece das 13h às 18h, nas salas de aula do bloco B, com entrada franca.

A iniciativa busca articular, interdisciplinarmente, conhecimentos gerais e técnicos com exposições em pôster e apresentações de protótipos. Neste ano, a partir da temática "Luz, Ciência e Vida", serão discutidos temas como acessibilidade de deficientes visuais em supermercados, consumo consciente de energia elétrica e mapeamento dos hospitais públicos da região.

"No período que antecedeu o projeto, nossos alunos puderam refletir sobre os mais diversos problemas sociais e foram desafiados a desenvolver soluções que sejam socialmente interessantes, comercialmente sustentáveis e inovadoras", explicou o professor Alexandre Magno Filho, coordenador-geral da exposição.

O educador ainda elogiou o projeto, destacando a interação entre alunos e professores, com a missão de relacionar teoria e prática das disciplinas entre si, como ponto-chave do sucesso da atividade. "Ele é o resultado de um processo que recebeu contribuições de participantes de cursos diferentes, que nos mostraram a importância de valorizar e aprender conhecimentos de todas as áreas", ressaltou.

Como começou?

Em 2007, a professora Marjorie Ramos trouxe do Campus Ipanguaçu a ideia de realizar uma iniciativa nos moldes do atual Projeto Integrador. Dois anos depois, já na Zona Norte, onde leciona até hoje, ela conseguiu reunir um grupo de professores para colocar em prática a experiência. "Nos dois primeiros anos, participaram alunos dos cursos em Eletrotécnica e Manutenção de Computadores e, a partir de 2011, turmas de 3° ano dos cursos técnicos na forma integrada", disse Marjorie.

A partir de 2012, cada grupo responsável por apresentar um tema passou a ser composto por estudantes e professores de mais de um curso, interligando conhecimento, saberes e pessoas. "Foi um divisor de águas", revelou a professora.

Temas das apresentações:

• Projeto Apolo: O parque da luz
  • Acessibilidade nos supermercados: Aplicativo de auxílio aos deficientes visuais
  • Redescobrindo Natal: Acenda essa ideia
  • Deficiência em xeque: Site educativo com jogos voltados para deficientes visuais
  • AC³ - AutoControle para Consumo Consciente
  • MAPLI: Mapeamento dos hospitais da Zona Norte de Natal

Conteúdo relacionado:

25/03/2015 - Projeto Integrador é destaque no IFRN em Pauta

24/03/2015 - Telejornal apresenta hoje matéria sobre Projeto Integrador

17/03/2015 - Apresentações do Projeto Integrador acontecem nesta quarta-feira (18)