CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Projeto do Campus está entre os cinquenta melhores da América

Estudantes comemoram o resultado, reconhecido em evento internacional

Publicada em 26/06/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Allyson, Joatã e Caio exaltam a experiência de participar de feira tecnológica nos Estados Unidos

Dedicação, pesquisa e vontade de chegar longe: é o que sobra em Allyson Borges, Caio Azevedo e Joatã Oliveira, alunos do curso de Eletrônica. Mediante orientação do professor Marcus Vinicius Fernandes, o Projeto “ECO Brise: Conforto e Eficiência Energética para Ambientes” foi reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como um dos cinquenta melhores da América durante a participação da equipe na Intel ISEF Brasil 2014, considerada a maior feira tecnológica para pré-universitários do mundo. O evento aconteceu de 11 a 16 de maio, em Los Angeles, Estados Unidos.

No mostra, os estudantes tiveram a chance de apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida ao longo de 2013: um brise-soleil, dispositivo inovador para ser acoplado às janelas de peças submetidas à claridade excessiva, de modo a evitar incidência direta da luz solar em determinados ambientes. O equipamento é diferenciado por sua capacidade de ajustar a luminosidade dos locais de forma automática, utilizando a luz solar como fonte de energia.

Animado com o sucesso do projeto, Joatã se diz surpreso com sua rápida repercussão: "Embora confiássemos no trabalho, não esperávamos chegar assim tão longe ainda em nosso primeiro ano. O nível das apresentações no evento era realmente muito alta. Lá estiveram reunidos os maiores pesquisadores e cientistas que teremos nos próximos anos".

A confiança em voos mais altos também tomou conta de Caio: "Representar o país, o Estado, a cidade, o IFRN e, principalmente, o Campus foi um orgulho para nós. Valeu a pena enfrentar todas as dificuldades para conciliar pesquisa e estudo", disse o aluno.

Pela primeira vez no exterior, Allyson comemora a experiência: "As pessoas paravam na rua para tirar fotos e nos cumprimentar, nem que fosse com uma buzinada. Mas só nos demos conta da grandiosidade da conquista e do evento quando no vimos na companhia da comitiva que contava com o presidente da Intel Educação no Brasil, um representante do Ministério de Ciência e Tecnologia e os principais organizadores das maiores mostras tecnológicas nacionais, FEBRACE e MOSTRATECFoi algo surreal".

Feliz com o desempenho dos seus orientandos, o professor Marcus Vinicius Fernandes destaca a importância da pesquisa para a formação pessoal e profissional de cada aluno: "A atividade da pesquisa está presente no Projeto Político-Pedagógico do IFRN como um dos pilares da formação do estudante. Compor a seleção brasileira de ciências e engenharia no evento foi algo inédito para o Rio Grande do Norte e engrandecedor para os alunos. Vale ressaltar também a experiência adquirida durante o workshop em São Paulo, que, junto com a feira, foram de grande valia. Durante esse período, eles puderam aprimorar as habilidades de comunicação, principalmente em Inglês, idioma das apresentações".

Marcus Vinicius esclarece que alunos de outros cursos do Campus também podem ter essas oportunidades: Os interessados devem se dedicar à pesquisa e seguir a metodologia da pesquisa indicada e adotada internacionalmente. No entanto, para compor a seleção brasileira de ciências e engenharia, primeiramente, o projeto precisa ser credenciado para a FEBRACE e/ou a MOSTRATEC e lá receber o convite para participar da Intel ISEF. Uma dica é participar da Mostra de Tecnologia do IFRN, onde começamos".

Além de Marcus Vinicius, o projeto conta com a co-orientação do técnico em laboratório Aécio Vinicius Farias e o apoio do Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Miler D'Anjour, do diretor acadêmico Agamenon Tavares, do diretor geral Valdemberg Pessoa e dos professores Bruno Lima e Pedro Ivo Araújo. A pesquisa é resultado da parceria do IFRN com a Universidade Petrobras através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH).

Conteúdo relacionado:

06/05/2014 - Alunos representam o Brasil na maior feira para pré-universitários do mundo

18/03/2014 - Projetos do Campus concorrem a Prêmio Votação Popular na FEBRACE

17/03/2014 - Alunos de Eletrônica apresentam projetos em feira de ciências da USP

21/11/2013 - IFRN em Pauta exibe reportagem com alunos premiados em feira tecnológica

29/10/2013 - Projetos do Câmpus são premiados em mostra tecnológica

09/10/2013 - Projetos finalistas de mostra tecnológica são destaque no IFRN em Pauta

12/09/2013 - Câmpus têm cinco projetos finalistas em feira tecnológica

18/07/2013 - Projetos do Câmpus são destaque no telejornal do Instituto