Agência Web Escolar recebe visita de gestor da UFRN

Reunião serviu para tratar de parceria entre o projeto e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da universidade

Publicada por Neiryvan Cruz em 25/07/2023 Atualizada há 9 meses, 1 semana

O Campus recebeu na última quarta-feira (19) o professor Josenildo Soares Bezerra, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes do Campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCHLA/UFRN), a convite dos membros da Agência Web Escolar (AWE), projeto de extensão e prática profissional voltado ao desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais dos estudantes do IFRN.

A visita aconteceu por um motivo: apresentar o projeto ao convidado e firmar parcerias para prestação de serviços de design, webdesign e criação do site do CCHLA. "Vamos validar um modelo de trabalho que será a base para projetos de grandes portais da AWE", revelou o professor Cesimar Xavier, um dos responsáveis pela Agência.

Segundo o educador, é uma oportunidade para os alunos do Curso de Informática para Internet terem uma prática profissional de alto impacto. "Um projeto como o nosso recebe muita visibilidade, pois tem condições de oferecer soluções à universidade ao passo que possibilita colocar em prática ações de extensão que vão além dos muros do IFRN".

Cesimar destaca ainda que a experiência de criação de sites vai ser diferencial no portfólio dos estudantes, que, na AWE, aprendem a descrever todo o processo de trabalho e a lidar com pessoas e clientes. "Nossa equipe geralmente realiza o mapeamento completo do portal, quando é preciso criar um novo design e reprogramar o site, cabendo ao contratante a gestão do conteúdo. No caso do site do CCHLA, vamos trabalhar com arquitetura da informação, experiência do usuário, interface digital aplicada à linguagem visual e acadêmica da UFRN e também com programação front-end dentro do ambiente universitário", completa.

Cabe salientar que o time da agência integrou o projeto do novo portal do IFRN e possui, em seu portfólio, em andamento, dois projetos de sites em parceria com a UFRN.

A Agência Web Escolar

O projeto, que existe desde 2016, consiste na criação de um ambiente propício à aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos durante os cursos de Informática e Informática para Internet, de forma prática. A AWE busca criar também um espaço de práticas e experiências, simulando uma agência web real, dentro do âmbito escolar capaz de proporcionar a vivência de criação de aplicações para internet de modo a atender as demandas dos seus clientes. Em outras palavras, a agência é um local de atividades práticas guiadas por habilidades a serem desenvolvidas, nas quais os alunos têm contato com clientes que trazem demandas reais e que precisam ser solucionadas por meio de trabalho em equipe, baseado em tecnologias emergentes, autogestão e pesquisa aplicada.

ufrn
agênciaweb