PESQUISA

Professor e aluno representam o Brasil em congresso no exterior

Evento acontece entre os dias 2 e 5 de agosto em Istambul, Turquia

Publicada em 27/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Equipe terá artigo apresentado em um dos principais congressos da área de inteligência computacional do mundo

O professor Bruno Costa e o aluno Vitor Greati (esquerda) vão apresentar um artigo científico em um dos maiores congressos da área de inteligência computacional do mundo, o IEEE International Conference on Fuzzy Systems 2015 (FUZZ-IEEE). O evento acontece entre os dias 2 e 5 de agosto, em Istambul, Turquia.

O trabalho, intitulado "Um Protocolo Visual para Pouso Autônomo de Veículos Aéreos Não Tripulados Baseado em Classificação Fuzzy e Clusterização Evolutiva" (tradução), é produto de um projeto de pesquisa iniciado em 2014 no Campus Natal - Zona Norte, orientado por Bruno e coorientado pelo professor do Campus Natal - Central Ivanilson França.

De acordo com Bruno, o artigo propõe uma nova abordagem para o pouso preciso de veículos aéreos não tripulados (drones) através de um código visual próprio semelhante ao já conhecido QR Code. "Um aparelho smartphone acoplado ao drone é capaz de identificar corretamente e de maneira bastante precisa um local de pouso dentro de uma grande área de visão. Tal ferramenta facilitaria o uso de drones em missões autônomas, como por exemplo, a entrega de encomendas de uma empresa de transportes, visita a locais de difícil acesso humano etc", explicou.

O educador destacou também a simplicidade e a autonomia permitida pelo desenvolvimento do trabalho: "Uma das principais vantagens da aplicação é que todo o processamento é realizado no dispositivo acoplado ao drone, sendo possível, assim, produzir em casa o seu próprio helipad (base de pouso do drone) utilizando uma impressora colorida comum", disse. O artigo conta também com a colaboração dos alunos Celso Soares e Vinicius Campos.

Dois congressos em três semanas

Bruno participou neste mês do 2016 International Joint on Neural Networks (IJCNN2016), organizado pela Sociedade Internacional de Redes Neurais (INNS) e pela Sociedade de Inteligência Computacional do IEEE (CIS). O congresso aconteceu entre os dias 12 e 18, em Killarney, Irlanda.

No evento, o professor apresentou o artigo "Detecção Online de Falhas Baseada em Análise de Tipicalidade e Excentricidade de Dados" (tradução), desenvolvido em parceria com os professores Clauber Bezerra (Campus EaD), Luiz Affonso Guedes (DCA/UFRN) e Plamen Angelov (Universidade de Lancaster, Inglaterra).

Na ocasião, também representou o IFRN o professor Marcelo Damasceno (Campus São Gonçalo do Amarante), que atualmente é pesquisador visitante na Universidade de Surrey, em Guildford, Inglaterra.

Conteúdo relacionado:

09/06/2015 - Professor coleciona artigos aprovados e participação em congressos pelo mundo

15/04/2015 - Artigo de alunos de Informática será apresentado na Turquia