Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DEBATE

As manifestações de junho viram tema de debate no Câmpus

O encontro aconteceu na última terça-feira (30), no auditório

Publicada em 01/08/2013 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O professor Pablo Capistrano tratou do cenário histórico e político que ensejaram os recentes protestos pelo país

Na última terça-feira (30), alunos e professores tiveram a chance de participar de um dia de debates acerca das manifestações que se estenderam durante todo o mês de junho. O professor Pablo Capistrano, um dos organizadores da mesa de discussão, fez questão de contribuir na condição de palestrante: "A nossa ideia era contextualizar os protestos a partir de um enfoque histórico e político. ajudando a desenvolver um debate qualificado sobre as manifestações que tomaram conta do Brasil a partir da autonomia do pensamento e do uso público da razão", explica.  

Com a palavra, o técnico administrativo Shilton dos Santos mostrou entender bem do tema. Presidente do grêmio estudantil do Câmpus Natal-Central em 2006 e atual coordenador geral da Direção Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, profissional e tecnológica, SINASEFE, ele abordou, entre vários temas, a construção dos movimentos organizados ao longo dos últimos dez anos a partir dos princípios da horizontalidade e autonomia, que culminaram para as grandes mobilizações no país durante esse ano: "A discussão municiou os alunos para debate e ampliou suas referências para o assunto, fazendo com o entendimento de cada um perpassasse as impressões da mídia e do senso comum. O melhor de tudo isso foi vê-los prosseguindo na discussão pelos corredores após o encontro", conta. 

Para a aluna de Comércio Eliene Brito, a iniciativa está aprovada: "O mundo em que vivemos só pode ser mudado a partir do momento que mudamos nosso campo de visão", conclui.