Inscrições abertas para Curso Básico de Xadrez

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de setembro. Iniciativa prevê 30 vagas, voltadas para alunos e servidores

Publicada por Neiryvan Cruz em 12/09/2023 Atualizada há 8 meses, 1 semana

O Campus está com inscrições abertas para o Curso Básico de Xadrez, voltado para estudantes e servidores. Para participar, basta aos interessados preencher o formulário de interesse, com o e-mail escolar, até o dia 12 de setembro.

Segundo o professor Josimar dos Santos, organizador da iniciativa, o curso prevê 30 vagas e, caso haja demanda superior à oferta, os participantes serão escolhidos por sorteio. Desse total, cinco vagas são asseguradas a servidores.

As aulas vão acontecer nas quintas-feiras, das 10h30min às 12h, no miniauditório da biblioteca. "Ao final do curso, os alunos que cumprirem pelo menos 75% da carga horária total vão receber certificados", explica o educador. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de setembro. A ação começa no dia 14 deste mês.

Acesse o formulário de inscrição.

Benefícios do xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, no qual o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir esse triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.

É importante salientar que pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação, entre vários benefícios, por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos.