INOVAÇÃO

Incubadoras tecnológicas do IFRN são contempladas em chamada pública

Incubadoras do Instituto, incluindo a do Campus Zona Norte, receberão recursos para projetos

Publicada em 06/08/2020 Atualizada há 1 ano

No total, foram captados 245 mil reais em recursos externos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) divulgou o resultado da Chamada Pública Sebrae n° 4/2020. Nele, todas as incubadoras do Instituto Federal do Rio Grande do Norte foram classificadas, selecionadas e contempladas com recursos para desenvolvimento das atividades junto às empresas incubadas. A chamada tinha como objetivo apoiar incubadoras em operação, através do Projeto Ambientes de Inovação do RN, que busca contribuir para a consolidação e sustentabilidade no mercado, fortalecendo através de apoio técnico e financeiro às empresas/startups pré-incubadas, incubadas e graduadas.

O IFRN possui, atualmente, nove incubadoras de empresas e todas enviaram projetos com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFRN). Os gestores das incubadoras e o NIT, em um esforço conjunto, elaboraram propostas para cada incubadora. Com o êxito nas inscrições de projetos, foram captados R$ 245 mil em recursos externos, que serão geridos pela Fundação de Apoio Educação Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), outra parceira na construção das propostas.

Incubadoras Tecnológicas

As ações de empreendedorismo e inovação são desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), responsável por gerir a política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado no IFRN. Dentre essas ações, ressalta-se a incubação de empresas, cuja primeira iniciativa remonta ao ano de 1998, quando foi instalada a primeira Incubadora Tecnológica da Instituição, no atual Campus Natal-Central. Hoje são nove Incubadoras Tecnológicas, que seguem modelo de gestão proposto pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), visando garantir mais profissionalismo nos processos e maior qualidade dos empreendimentos gerados.

Confira a lista das  incubadoras contempladas:

NomeCampusValor captado
Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC)Natal-Central R$ 40.000,00