MOCINN

Delegação conquista prêmios em exposição científica em Imperatriz-MA

Além de medalhas, estudantes receberam credenciais para evento nacional e internacional

Publicada em 02/10/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Repetindo o feito: pela segunda vez, Pedro e Larissa conquistaram medalha de prata e credencial para mostra de tecnologia

Os alunos Gabriel Albuquerque, Monise Bispo, Larissa Oliveira e Pedro Eguez conquistaram, no sábado (30), quatro prêmios no Movimento Científico Norte e Nordeste (MOCINN), um dos eventos da VIII Mostra Técnica de Projetos ArteCEB (MTEP). A feira aconteceu de 27 a 30 de setembro no Complexo Educacional ArteCEB, em Imperatriz-MA.

Aplicativo à serviço da leitura

Gabriel e Monise ficaram com o primeiro lugar da Categoria Ciências da Computação e obtiveram o credenciamento para a Milset Expo-Science International latino-americana, que será realizada na cidade de Antofagasta, Chile, em 2018.

"Foi uma surpresa o resultado, não esperávamos nada disso. Foi ótimo", revelou Monise, que participou pela primeira vez de uma mostra científica. A estudante já projeta os próximos passos para melhorar o projeto. "Vamos dar continuidade ao trabalho, finalizá-lo para a MOCITECZN* e fazer alguns ajustes", disse. Na visão de Gabriel, participar do MOCINN foi muito importante. "Ganhamos experiências e ouvimos sugestões quanto ao desenvolvimento do nosso trabalho. Voltaremos de viagem mais empenhados em aperfeiçoá-lo", revelou.

A dupla desenvolveu, sob orientação do professor Marcus Fernandes, uma plataforma digital chamada "Seagull", que propõe a utilização de uma ferramenta que possibilita o intercâmbio de livros entre seus usuários de forma simples e intuitiva. "Esperamos auxiliar os entusiastas da leitura a obter novos títulos, reduzindo custos para adquiri-los e contribuindo para o incentivo à leitura", explicou a aluna.

Segundo Gabriel, caberá ao usuário cadastrar os títulos que possuir e desejar realizar escambo para então utilizar o aplicativo, indicando para quais livros quer fazer o intercâmbio. "Com base na solicitação do usuário, o 'Seagull' disponibilizará informações mais detalhadas do livro como sinopse e autores. Quando ele demonstrar interesse cruzado nos livros cadastrados, é liberado um recurso de conversa privada para possibilitar a discussão sobre detalhes do escambo informando, também, qual título proporcionou o cruzamento", contou.

*Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (20 a 25/11/2017, no Campus Natal - Zona Norte).

Combate à violência contra a mulher

Completa o time a dupla Larissa e Pedro, criadores do SAUVA, que ficou com o segundo lugar da Categoria Ciências Sociais Aplicadas. O grupo recebeu, ainda, uma credencial para se apresentar na Expo Milset Brasil, que acontece no próximo ano em Fortaleza, Ceará.

O trabalho consiste em um sistema de auxílio contra violação sexual à mulher. "O projeto, que conta com orientação do professor Ailton Torres, busca amparar mulheres em situação de risco, evitando esse tipo de violência e consequentemente todos os problemas que ocasiona à mulher e a toda a sociedade", disse o estudante.

A equipe já havia sido premiada com a segunda colocação, na mesma categoria, dessa vez, no Encuentro de Investigación y Imprendimiento Francisco Watson, realizado no mês de setembro, em Valledupar, na Colômbia. Na ocasião, os jovens obtiveram também uma credencial para participar da Feria de Ciencias y Vidas, que acontece no próximo ano em Entre Ríos, Argentina.

Conteúdo relacionado:

29/09/2017 - Estudantes representam o RN em mostra tecnológica no Maranhão