Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MOCINN

Estudantes representam o RN em mostra tecnológica no Maranhão

Feira acontece entre os dias 27 e 30 de setembro, na cidade de Imperatriz

Publicada em 29/09/2017 Atualizada há 1 ano

Delegação participa nesta semana do Mocinn, evento que integra a programação da VIII MTEP

Os alunos Gabriel Albuquerque, Monise Bispo, Larissa Oliveira e Pedro Eguez estão representando o Rio Grande do Norte no Movimento Científico Norte e Nordeste, que é um dos eventos da VIII Mostra Técnica de Projetos ArteCEB (MTEP). A feira acontece de 27 a 30 de setembro, no Complexo Educacional ArteCEB, em Imperatriz-MA.

"Estou adorando essa oportunidade de explicar para todos o trabalho que fizemos com tanto empenho. Receber elogios por algo que você produziu e em que acredita é sensacional", contou Monise, que participa pela primeira vez de uma mostra científica. 

Na visão de Gabriel, participar do Mocinn tem sido muito importante para o projeto. "Ganhamos experiências e ouvimos sugestões quanto ao desenvolvimento do nosso trabalho. Voltaremos de viagem mais empenhados em aperfeiçoá-lo", revelou.

A dupla desenvolveu, sob orientação do professor Marcus Fernandes, uma plataforma digital chamada "Seagull", que propõe a utilização de uma ferramenta que possibilita o intercâmbio de livros entre seus usuários de forma simples e intuitiva. "Esperamos auxiliar os entusiastas da leitura a obter novos títulos, reduzindo custos para adquiri-los e contribuindo para o incentivo à leitura", explicou Monise.

Segundo Gabriel, caberá ao usuário cadastrar os títulos que possuir e desejar realizar escambo para então utilizar o aplicativo, indicando para quais livros deseja realizar o intercâmbio. "Com base na solicitação do usuário, o 'Seagull' disponibilizará informações mais detalhadas do livro como sinopse e autores. Quando ele demonstrar interesse cruzado nos livros cadastrados, é liberado um recurso de conversa privada para possibilitar a discussão sobre detalhes do escambo informando, também, qual título proporcionou o cruzamento", contou.

 

Combate à violência contra a mulher

Completa o time a dupla Larissa e Pedro, criadores do SAUVA, que consiste em um sistema de auxílio contra violação sexual à mulher. "O projeto, que conta com orientação do professor Ailton Torres, busca amparar mulheres em situação de risco, evitando esse tipo de violência e consequentemente todos os problemas que ocasiona à mulher e a toda a sociedade", disse o estudante. 

A equipe conquistou o segundo lugar da Categoria Ciências Sociais Aplicadas no Encuentro Internacional Colombista de Semilleros, realizado no mês de setembro, em Valledupar, Colômbia. Na ocasião, os jovens obtiveram ainda uma credencial para participar da Feria de Ciencias y Vidas, que acontece no próximo ano em Entre Ríos, Argentina.