PREMIAÇÃO

Campus é destaque de mostra de ciência e inovação no Paraguai

Alunos conquistaram melhores resultados de suas categorias e credenciais para eventos no exterior

Publicada em 27/08/2019 Atualizada há 1 ano

Estudantes dos campi Central e Zona Norte receberam prêmios das categorias Ciências Ambientais e Tecnologia da Fecitec Girasoles. Feira terminou no sábado (24)

O IFRN conquistou o topo das categorias Tecnologia e Ciências Ambientais da Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec Girasoles), que aconteceu de 20 a 24 de agosto em Encarnación, Paraguai, com o Campus Natal-Zona Norte com dois entre os três melhores trabalhos em suas categorias: dois primeiros colocados e um segundo. O Campus Natal-Central também conquistou um primeiro lugar com o grupo que o representou.

Quatro projetos e desempenho acima da média

Um dos projetos premiados foi o Nanofipoc-N, de autoria dos alunos de Eletrônica Gabriel Oliveira, Gabriele Teixeira e Maxsuel Lau. Ele consiste em um sistema de filtragem a partir de materiais nanométricos – que contêm componentes de escala pequena  no tratamento de águas contaminadas por corantes sintéticos orgânicos que causam diversos problemas ambientais. Em outras palavras, "a pesquisa utiliza polímeros de coordenação (CP), compostos organometálicos, que, quando aplicados, são capazes de realizar uma limpeza sustentável e eficaz no ambiente aquoso", explicou o professor Olímpio Silva, coordenador do projeto. O trabalho ficou com o primeiro lugar da categoria Tecnologia e a credencial para o XIV Fórum Internacional de Ciência e Engenharia (FICI), previsto para agosto de 2020, em Santiago, Chile.

Mais dois projetos do Campus Natal-Zona Norte obtiveram o primeiro lugar. Na categoria Ciências Ambientais, o trabalho do trio de Eletrônica Daniel Gomes, Victor Melo e Monise Bispo levou a melhor. O grupo, com orientação de Olímpio, desenvolveu uma pesquisa que trata da descoloração de águas contaminadas utilizando óxido de cobre obtido também de CPs. Por sua vez, sob orientação do professor Cesimar Xavier, Leilane Oliveira, Daniel Barbosa e Jadson de Araújo, de Informática para Internet, criaram um aplicativo para mapear a análise da gasolina comercializada na Zona Norte de Natal – o MapGas, que lhes garantiu o segundo lugar da categoria Tecnologia. Os dois grupos conquistaram ainda o credenciamento para a Mostra "Jovens e Investigadores", que acontece em Cartagena, Colômbia, em novembro deste ano.

De acordo com Cesimar, os projetos foram bem avaliados e seguem firmes no desenvolvimento de mais inovação. "Este evento mostrou que estamos seguindo no caminho certo, pois os feedbacks foram muito positivos e de incentivo", revelou. Na visão do professor do Campus Natal-Zona Norte, é importante destacar a atuação de Olímpio, atualmente lecionando no Campus Ceará-Mirim, que ainda contribui orientando alunos da ZN, mesmo após término de cooperação técnica. "Olímpio, que há anos desenvolve pesquisas sobre a temática dos projetos, acredita que podemos trazer diversas inovações e que o IFRN é uma peça fundamental nesta conquista. Nesse sentido, cremos que, em breve, vamos ter patentes e registros de softwares oriundos dessas pesquisas para continuar desenvolvendo e fortalecendo a pesquisa científica e a inovação no âmbito do Instituto".

Na perspectiva do educador, só é possível realizar pesquisas e seguir com resultados com apoio institucional. "A Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN tem sido uma parceira nestas conquistas", concluiu.

A participação do Instituto no evento paraguaio teve também o primeiro lugar de um trabalho do Campus Natal-Central na categoria Ciências Básicas. Gabriel Noronha e Lucas Lucena, de Edificações, que se propuseram a analisar a gasolina comercializada em postos de combustíveis das zonas leste e sul de Natal, ganharam também uma credencial para o FICI, no Chile.

A Mostra

A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.

Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.

Conteúdo relacionado:

18/06/2019 - Grupo leva ao Paraguai projetos que analisam combustível de postos da ZN