Grupo leva ao Paraguai projetos que analisam combustível de postos da ZN

Fecitec Girasoles acontece de 20 a 24 de agosto, em Encarnación

Publicada em 18/06/2019 Atualizada há 1 ano

Equipe desenvolveu trabalhos que buscam avaliar qualidade da gasolina comercializada em postos da Zona Norte de Natal

A comitiva formada por nove alunos dos cursos técnicos em Informática para Internet e Eletrônica vai representar o Brasil na Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec Girasoles), que acontece de 20 a 24 de agosto no Colégio Bilingüe Girasoles, em Encarnación, Paraguai.

Leilane Oliveira, Daniel Barbosa e Jadson de Araújo, de Informática para Internet, criaram um aplicativo para mapear a análise da gasolina comercializada na Zona Norte de Natal – o MapGas. Por sua vez, Victor Emmanuel, Maxsuel Lau, Lívia Eduarda, Hanna Vitória, Alice Teixeira e Weslley de Lima, de Eletrônica, buscam identificar possíveis adulterações e não-conformidades em combustíveis de postos da região. Ambos os projetos recebem orientação dos professores Cesimar Xavier e Olímpio Silva.

A Mostra

A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.

Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.

Para mais informações, acesse o site do evento (em espanhol).