Câmpus participa do IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

O evento começa nesta quinta-feira (5) no Câmpus Currais Novos

Publicada em 04/07/2013 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Ao todo, vinte e dois alunos e doze professores vão representar o Câmpus no CONGIC e na Mostra Tecnológica do IFRN

Acontece amanhã (5) e sexta-feira (6), no Câmpus Currais Novos, o IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, o CONGIC, cuja temática é "Tecnologia e Inovação para o Semiárido". Do Câmpus Natal-Zona Norte participam nove grupos, com projetos das áreas de Letras, Educação Física, Biologia, Administração, Engenharia Elétrica e Educação, em um universo de trezentos e vinte artigos, sendo setenta e dois trabalhos na modalidade de Comunicação Oral e duzentos e quarenta e oito na modalidade pôster. "Vai ser ótimo para adquirir experiência e melhorar o nosso desempenho em sala de aula. É uma excelente oportunidade para aprender mais e vamos aproveitar o máximo disso tudo", comemora a aluna de Comércio Edwiges de Oliveira.

Além do IX CONGIC, o Câmpus Currais Novos também será sede da edição 2013 da Mostra Tecnológica do Instituto, que visa apresentar a estudantes, membros da comunidade acadêmica e sociedade em geral projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos do IFRN. Um dos quatro projetos a representar o Câmpus Natal-Zona Norte na feira está sendo desenvolvido pelos alunos de Eletrônica Joatã Oliveira, Allyson Borges e Caio Celso Araújo, sob a coordenação do professor Marcus Vinícius Fernandes. Intitulado "Brise-soleil automático e autossuficiente para controle de luminosidade de sala de aula do IFRN/ZN", o trabalho consiste na confecção de um brise-soleil, que é um dispositivo arquitetônico para paredes ou janelas no intuito de diminuir a incidência direta de radiação solar, evitando assim a concentração excessiva de calor em ambientes internos. Para Caio, a experiência adquirida no evento vai servir como motivação para almejar resultados maiores: "Interagir e aprender com outros projetos da nossa área vai ser de grande proveito. Sem dúvida, isso vai nos ajudar a aperfeiçoar ainda mais o nosso projeto", comenta. O evento é organizado pela Coordenação de Pesquisa e por professores colaboradores do Câmpus Currais Novos.

O CONGIC é um evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, oportunidade que os pesquisadores da instituição (alunos, professores e técnicos-administrativos) têm para apresentar suas pesquisas à comunidade científica e sociedade civil.

Confira aqui a programação do evento.

Visite a página do CONGIC.

Para ver local e horários dos trabalhos do Câmpus, clique aqui.