dicas de leitura

Bibliotecária indica títulos para leitura durante o período de recolhimento

Algumas obras podem ser lidas online

Publicada em 09/04/2020 Atualizada há 1 ano

Diante da pandemia do coronavírus, além dos cuidados com a higiene pessoal e com alimentação, deve-se ter também atenção à saúde mental, buscando estratégias para ocupar o tempo durante a quarentena.

Um bom artifício para cuidar da saúde mental é aproveitar o tempo disponível para realizar leituras, sejam leituras do conteúdo escolar ou leituras de assuntos do seu interesse.

Ler permite viver outras experiências, viajar por lugares até então desconhecidos e refletir sobre a realidade. E tudo isso, em casa, sem sair do lugar! Ademais, a leitura humaniza, pois é capaz de transportar o leitor para o lugar da personagem, fazendo com que o indivíduo possa ver a realidade com o olhar do outro.

Para auxiliar na tarefa da escolha das leituras, a bibliotecária do Campus Natal – Cidade Alta, Iara Celly Gomes da Silva, fez uma lista com indicação de obras bem variadas. Algumas dela inclusive estão disponíveis para download ou podem ser adquiridas em formato de e-book na Internet.

A seguir, as recomendações e uma breve sinopse de cada obra:

A narrativa Capitães da Areia, de Jorge Amado, retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de suas vidas, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.

Na ficção científica Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, a história se passa em uma sociedade futura em que os indivíduos são condicionados desde a concepção a se conformarem com as regras sociais vigentes em um estado autoritário. Na sociedade imaginada por Huxley, o domínio não era mantido pela violência, mas pelo incentivo dos comportamentos que o estado julgava corretos e pelo controle dos sentimentos.

O romance Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, narra a história de uma epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade e vai acometendo um por um, trazendo o caos e abalando as estruturas de uma sociedade civilizada.

O Diário de Anne Frank é composto por relatos de uma menina durante um dos momentos mais tenebrosos da humanidade, o nazismo. Anne Frank tinha apenas 13 anos e, de repente, viu sua existência sofrer uma transformação radical. Subitamente estava vivendo com sua família e outros judeus, companheiros da mesma sina, ocultos em Amsterdam, na Holanda, na época em que este país foi invadido pelos nazistas alemães.

O texto memorialístico Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, é o relato do acidente que deixou o autor tetraplégico um pouco antes do Natal de 1979. Jovem de classe média alta, o autor viu sua vida se transformar em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo resolveu mergulhar num lago de meio metro de profundidade. Começava ali, naquele mergulho, a história de Feliz Ano Velho.

Além da leitura, você pode desenvolver outras atividades que contribuem para o bem-estar mental durante o período de isolamento: assistir filmes e séries, praticar atividades físicas, jogar videogame, dormir bem, realizar trabalhos artesanais, conversar com a família, utilizar as redes sociais, testar novas receitas, dentre tantas outras atividades. O importante é que se sinta bem.

servidores