Empregabilidade Efetiva

Multimídia é o curso técnico do IFRN que mais emprega

Dados mostram que o curso Técnico em Multimídia teve o maior índice de empregabilidade efetiva entre todos do instituto

Publicada por Maria Macedo em 13/07/2023 Atualizada há 10 meses, 1 semana

O curso Técnico em Multimídia do Campus Natal-Centro Histórico do IFRN teve o maior índice de empregabilidade efetiva (28%), entre todos os cursos técnicos dos vinte e dois campi da instituição. É o que mostra os dados mais recentes da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE).

Multimidia

A pesquisa analisou o quanto a formação oferecida no curso favorece a inserção profissional no mercado. Entre os egressos do curso de multimídia, 60% deles disseram estar ocupados no período de aplicação da pesquisa, entre eles, 46,2% disseram estar atuando na profissão. Estes números indicam que os principais setores de atuação dos egressos de multimídia são em empresas que desenvolvem atividades técnicas específicas (38%), na administração pública (28%), na educação (17%), comércio (11%) e informação e comunicação (6%).

Melhorias

“A mistura da diversidade de disciplinas e a possibilidade de utilizar equipamentos e softwares, são os pontos que mais fizeram a diferença na trajetória profissional e de futura comunicóloga”, são as palavras de Carmem Felix, formada em Multimídia em 2019. “O curso proporcionou uma base teórica e prática que foi fundamental na preparação para o mercado de trabalho. As experiências resultantes dos projetos de extensão abriram portas ao auxiliar na criação de um portfólio estruturado e contato mesmo que de forma inicial com a realidade profissional”, explica.

Carmem (Assecom)

Atualmente, Carmem (foto) é fotógrafa da Assecom RN. Segundo a profissional, a dinamicidade dos trabalhos realizados no curso gerou uma prática e conhecimentos fluidos para as produções visuais, “isso possibilitou transitar entre design, fotografia e audiovisual. Atualmente os aprendizados técnicos de fotografia e audiovisual são os que mais influenciam no meu atual campo profissional”, observa a fotógrafa.

"O mercado de trabalho tem apresentado uma grande demanda por profissionais capazes de lidar com a administração de redes sociais, produção de conteúdos digitais, artes gráficas, ilustrações, tratamento de imagem, som e vídeo". É o que afirma Giovanny Gerolla, atual Coordenador de Extensão (Coex) do Campus.

“Muitas vagas requerem conhecimento básico das ferramentas com as do pacote Adobe, por exemplo.", segundo Giovanny, "O índice de empregabilidade do curso de multimídia, podem aumentar ainda mais com investimento em softwares essenciais para o curso".

Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE)

A PAE é uma ferramenta desenvolvida para acompanhar e avaliar todos os cursos da instituição. "A pesquisa utiliza a metodologia de Amostragem Aleatória dos indivíduos que constituem a população de egressos, sendo estratificada por cursos e modalidades formativas. Trata-se de um instrumento que possibilita a avaliação do êxito da política de educação profissional desempenhada pelo IFRN, já que permite uma Avaliação de Satisfação dos egressos, em relação a formação obtida, e mais, uma Avaliação de Impacto em relação ao êxito destes, no que diz respeito a verticalização nos estudos e sua evolução na carreira", explica Marcus, servidor vinculado a Pró-reitoria de Extensão do IFRN, mestre em economia pela UFRN.

Os dados dos alunos entrevistados foram coletados por meio de telefone e convites por e-mail institucional, personalizados a partir da base de dados de egressos, isto é, os convites enviados chamam pelo nome dos egressos, fazendo referência ao curso realizado, Campus, ano de conclusão, antiga matrícula e contêm o link de acesso ao formulário online.

A metodologia exige que cada elemento da população tenha a mesma oportunidade de ser incluída na amostra, durante o período de aplicação. Para a edição 2022/2023, foram considerados cerca de 34,2 mil egressos que concluíram cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação nos últimos 10 anos em todos os campi do IFRN. De acordo com o servidor, nem sempre é possível obter a amostra suficiente para ter o poder de inferência necessário por segmento (curso), para uma avaliação de todos os cursos, mas nesta edição foi possível para a maioria dos cursos técnicos e graduações.

Cidade Alta
PAE