Literatura

Livro editado por estudantes do Curso de Produção Cultural celebra o centenário de Italo Calvino

Como prática da disciplina Fundamentos da literatura, alunos publicam E-book com artigos sobre o romance O Cavaleiro Inexistente

Publicada por Jose Filho em 11/12/2023 Atualizada há 5 meses

O ano de 2023 marca o centenário de nascimento do escritor Italo Calvino (1923-1985). O autor italiano é considerado um cânone da literatura universal, tendo publicado romances, novelas, contos, ensaios e textos autobiográficos. No campo da crítica literária, o volume póstumo Por que ler os clássicos (1991) é indispensável para quem quer compreender o processo histórico, social e estético do texto literário. Dentre os textos artísticos criados por Calvino, destaca-se a trilogia heráldica, composta pelos romances O visconde partido ao meio (1952), O barão nas árvores (1957) e O cavaleiro inexistente (1959). Nessas obras, o autor propõe um retorno à Idade Média como uma maneira de melhor compreender a contemporaneidade.

Para celebrar o centenário de Calvino, no Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural, do IFRN Natal Centro Histórico, a disciplina Fundamentos da literatura, ofertada no semestre 2023.1, propôs aos estudantes o desafio de ler O cavaleiro inexistente; produzir um artigo de divulgação científica sobre a narrativa indicada; e, em seguida, editar um E-book com os respectivos artigos.

Após a vivência de todas as etapas do processo editorial, após inclusive a criação de uma editora, a Editora Bradamante, o E-book Leituras sobre O cavaleiro inexistente: recepção da obra de Italo Calvino por estudantes do Curso Superior de Produção Cultural está pronto e será lançado no dia 13 de dezembro, às 16:20, durante a programação Festival Literário das Rocas, no IFRN Natal Centro Histórico.

O livro digital apresenta 19 artigos, nos quais são assinalados aspectos visíveis e invisíveis de O cavaleiro inexistente. Os artigos desenvolvem a análise da obra de Calvino com rapidez e leveza, buscando identificar a consistência literária e a contemporaneidade do referido romance.

O professor da disciplina Fundamentos da literatura, Marcel Matias, assinala o protagonismo dos estudantes na elaboração do livro; o apoio na diagramação do produtor cultural José Aglio Neto, egresso do curso; e a colaboração da bibliotecária do IFRN, Nara Raquel Gomes de Carvalho, na ficha catalográfica e na aquisição do ISBN.

Para acessar o E-book Leituras sobre O cavaleiro inexistente, clique no link: https://docentes.ifrn.edu.br/marcelmatias/Disciplinas/orientacoes/leituras-sobre-o-cavaleiro-inexistente

e-book
livro