Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EPP2024

Encontro Político Pedagógico (EPP) 2024 do Campus Natal - Centro Histórico do IFRN Marca Início do Ano Letivo com Foco na Acolhida e Planejamento

Novidade deste ano é a inclusão da recepção dos alunos e a ampliação do tempo de planejamento docente

Publicada por Jose Filho em 08/02/2024 Atualizada há 3 meses

Cabeçalho EPP 2024

O Campus Natal - Centro Histórico do IFRN inicia o ano letivo de 2024 com o Encontro Político Pedagógico (EPP), evento que combina atividades de acolhimento aos estudantes e planejamento pedagógico para os servidores. O EPP, que acontece nos dias 15, 16, 19 e 20 de fevereiro, inicia sua programação com a sua programação sistêmica de reflexão sobre saúde mental no contexto educacional. A extensa programação local é voltada para a integração da comunidade acadêmica e preparação para o ano letivo.

Início da Programação: Acolhimento, Planejamento e Debate sobre Saúde Mental

A quinta-feira(15) inicia-se com a acolhida no campus às 8h30, seguida pelo Encontro Pedagógico Sistêmico às 9h40, que promoverá uma Mesa Redonda sobre "Saúde mental no contexto do trabalho educacional", que poderá ser acompanhado no Campus na sala 73. O painel de abertura contará com os expositores Cynthia Araújo Mota e Cassio Clayton Martins Andrade, mediados por Valeria Regina Carvalho de Oliveira, e assistência de Amélia Cristina Reis e Silva. No turno da tarde inicia-se as atividades de planejamento local dos docentes e uma roda de conversa com o SINASEF sobre carreira dos Técnico-Administrativo em Educação. O evento culmina com uma confraternização às 17h para todos os servidores.

Dia Intenso de Planejamento Pedagógico

A sexta-feira (16) reserva o dia todo para o planejamento pedagógico, dividido por turmas e períodos. Pela manhã, das 8h às 12h, ocorrerão atividades específicas para os primeiros anos dos cursos integrados, subsequente e superiores. À tarde, das 14h às 18h, o planejamento se estenderá para os segundos anos dos integrados, terceiros períodos dos subsequentes, e os cursos de Produção Cultural e Gestão Desportiva e do Lazer.

Diversidade de Atividades e Workshops

Na segunda-feira (19) as atividades são voltadas para os estudantes, com destaque para momentos com coordenadores de curso, palestras motivacionais e orientações. A programação inclui atividades no Palco Show, lanches e momentos específicos para calouros e estudantes veteranos.

Ao longo da terça-feira (20) a diversidade de atividades continua com se dividindo atividades para os estudantes e planejamento pedagógico pela manhã e tarde. Enquanto os docentes encerram os planejamentos pedagógicos, o campus se transforma em palco de peças teatrais, oficinas, minicursos e rodas de conversa, abordando temas que vão desde a literatura de Fernando Pessoa até a apresentação de grupos de pesquisa.

Confira a programação completa:

**Quinta-feira - 15/02**

- 8h30 – Acolhida no Campus

- 9h40 – EPP Sistêmico: Mesa Redonda “Saúde mental no contexto do trabalho educacional”

- Painel de abertura (sala 73)

- Expositores: Cynthia Araújo Mota e Cassio Clayton Martins Andrade

- Mediação: Valeria Regina Carvalho de Oliveira

- Assistência: Amélia Cristina Reis e Silva

- 12h - Almoço

- 13h30 – Abertura no Campus - Falas dos diretores e perspectivas para 2024 (Sala 93)

- Para todos os servidores

- 14h45 – Lanche

- 15h – EPP Local: Planejamento Pedagógico Interdisciplinar para 2024 (Sala 93)

- Para Docentes, ETEP e NAPNE

- 15h – Roda de conversa com o SINASEFE: carreira Técnico-Administrativo em Educação (Sala 79)

- Para Técnicos-Administrativos em Educação

- 17h - Confraternização

- Para todos os servidores

**Sexta-feira - 16/02**

Dia todo com programação para os servidores

- 8h às 12h - Planejamento Pedagógico

- 1ºs anos dos Integrados (sala 93)

- 1ºs Períodos dos Subsequentes (sala 94)

- 1º semestre de GDL (sala 92)

- 1º semestre de Produção Cultural (sala 96)

- Planejamento individual: para os professores que não lecionam nessas turmas – (Sala de trabalho docente)

- 14h às 18h - Planejamento Pedagógico

- 2ºs anos dos Integrados (sala 93)

- 3ºs Períodos dos Subsequentes (sala 94)

- 5º semestre de Produção Cultural (sala 92)

- 5º semestre de Gestão Desportiva e do Lazer (sala 96)

- Planejamento individual: para os professores que não lecionam nessas turmas – (Sala de trabalho docente)

**Segunda-feira - 19/02**

- 7h – Atividades acolhimento e orientação no Palco Show - (Pátio Central)

- 7h30 – Recepção DG, DIAC, DIAD e Coordenadores - (Pátio Central)

- 8h30 – Lanche

- 9h – Momento com o coordenador do curso de Multimídia - para 2º, 3º e 4º anos - (Sala 73)

- 9h – Momento com o coordenador do curso de Lazer - para o 3º ano - (Sala 76)

- 9h – Nova Casa - Tour para novos estudantes - para calouros (Pátio Central)

- 10h15 – Momento com o coordenador do curso de Lazer - para calouros - (Sala 76)

- 10h15 – Momento com o coordenador do curso de Multimídia - para calouros - (Sala 77)

- 10h15 – Momento com a coordenadora do curso de Design Gráfico - para calouros - (Sala 78)

- 10h15 – Palestra: Mobilidade de professores e internacionalização: como ser um pós-doutorando por meio editais do IFRN - 40 vagas - (Sala 82)

- Coordenadores: Diego e Tatiani

- 10h15 – Roda de Conversa sobre Pesquisa e Apresentação do grupo de pesquisa CEPON - 50 vagas - (Sala 80)

- Coordenadores: Eron e Carlos Eduardo

- 10h15 – Palestra: Precisamos falar de NOMOFOBIA - 40 vagas - (Sala 79)

- Coordenador: Paulo Martins

- 13h – Atividades acolhimento e orientação no Palco Show (Pátio Central)

- 13h – Recepção DG, DIAC, DIAD e Coordenadores (Pátio Central)

- 14h – Lanche

- 15h – Momento com o coordenador do curso de Multimídia - para 2º, 3º e 4º anos (Sala 73)

- 15h – Momento com os coordenadores dos cursos - para 3º período de Eventos e 2º período de Guia de Turismo (Sala 76)

- 15h – Momento com a coordenadora do curso de GDL - para 3º e 5º períodos (Sala 77)

- 15h – Momento com o coordenador do curso de Produção Cultural - para 3º e 5º períodos (Sala 78)

- 15h – Momento com o coordenador do curso de Lazer - para 2º e 4º anos (Sala 79)

- 15h – Nova Casa - Tour para novos estudantes - para calouros (Pátio Central)

- 16h15 - Momento com o coordenador do curso de Eventos - para calouros (Sala 76)

- 16h15 - Momento com o coordenador do curso de GDL- para calouros (Sala 77)

- 16h15 - Momento com o coordenador do curso de Produção Cultural - para calouros (Sala 78)

- 16h15 - Momento com o coordenador do curso de Multimídia - para calouros (Sala 79)

- 16h15 – Janela da alma: um documentário para refletir sobre o ver-se a si mesmo, os outros e o mundo - 30 vagas - (Sala 73)

- Coordenador: Alexandre Medeiros

- 16h15 - Oficina de Oratória - 40 vagas - (Sala 80)

- Coordenadora: Tatiani Novaes

- 16h15 - Estado da Língua X Língua do Estado: as variações e mudanças linguísticas do português brasileiro - 40 vagas - (Sala 82)

- Coordenador: Paulo Martins

- 16h15 - Vivendo e aprendendo: troca de experiências com profissionais do setor de eventos - 60 vagas - (Sala 85)

- Coordenadora: Patrícia Amaral

- 16h15 - Roda de conversa “Graduação na Espanha” (Sala 93)

- Coordenador: Bruno Rafael

- 19h – Acolhimento e Recepção DG, DIAC, DIAD e Coordenadores (Pátio Central)

- 20h - Momento com os coordenadores de curso - para calouros e 3º período de Eventos e 2º período de Guia de Turismo (Sala 76)

Terça-feira - 20/02

Atividade de Planejamento

- 8h às 12h - Planejamento Pedagógico

- 3ºs anos dos Integrados (sala 93)

- 3º semestre de Produção Cultural (sala 96)

- 3º semestre de Gestão Desportiva e do Lazer (sala 92)

- Planejamento individual: para os professores que não lecionam nessas turmas – (Sala de trabalho docente)

- 14h às 18h - Planejamento Pedagógico

- 4ºs anos dos Integrados (sala 93)

- 2ºs Períodos dos Subsequentes (sala 94)

- Planejamento individual: para os professores que não lecionam nessas turmas – (Sala de trabalho docente)

Programação para os estudantes

- 7h – Atividades acolhimento e orientação no Palco Show (Pátio Central)

- 7h30 – Minicurso: As pessoas no Pessoa: a literatura ortônima e dos outros eus de Fernando Pessoa - 40 vagas - (Sala 77)

- Coordenador: Paulo Martins

- 7h30 – Dinâmica de apresentação: Minha metade (Sala 80)

- Coordenadora: Sabrina Medeiros

- 7h30 – Gincana: Início de uma nova história (Quadra poliesportiva)

- Coordenadora: Júlia Cabral

- 8h30 – Lanche

- 9h – Roda de conversa: Conversando além das gerações: Experiências e Expectativas (sala 80)

- Para Calouros de Multimídia

- Coordenador: Richard Victor

- 9h – Disseminando direitos: você conhece a Rede de Proteção Socioassistencial? - 20 vagas - (Sala 76)

- Coordenadora: Valmara Pordeus

- 9h – Peça teatral: A dama das Camélias (Sala de Teatro)

- 9h – Oficina de dança - 15 vagas - (Sala 71)

- Coordenadora: Maria Paulina

- 10h30 – Roda de conversa sobre o Movimento estudantil e a luta dos estudantes do IFRN (Sala 73)

- 13h – Atividades acolhimento e orientação no Palco Show (Pátio Central)

- 13h30 – Peça teatral: A História é um Story (Readaptação da peça “A História é uma Istória” de Millôr Fernandes) - 70 vagas - (Sala de Teatro 72)

- 13h30 – Gincana: Início de uma nova história. (Quadra poliesportiva)

- Coordenadora: Júlia Cabral

- 13h30 – Apresentação do grupo de pesquisa CEPON (Pátio Central)

- Coordenador: Carlos Eduardo

- 13h30 – Cine escola - 70 vagas - (Sala 73)

- Coordenadora: Rosemery Medeiros

- 14h – Peça teatral: A dama das Camélias (Sala de teatro 72)

- 14h – A hospitalidade como acolhimento em sala de aula - 50 vagas - (Sala 79)

- Coordenador: Carlos Alberto

- 14h – Oficina de Primeiros Socorros - 30 vagas - (Sala 77)

- Coordenadora: Luciana Silva

- 14h30 – Lanche

- 15h – Peça teatral: Obsolescência Programada (Sala de teatro 72)

- 15h – Minicurso em Educação Patrimonial (Sala 84)

- Coordenadora: Edelaine, Jennifer e Mariana

- 15h – As Cadeiras da Cecília

- Coordenador: Rosinaldo Luna

- 15h – Arte Sustentável com CDs Recicláveis - 20 vagas -(Ateliê de Artes)

- Coordenadora: Liliane Silva

- 15h30 – Roda de conversa: Conversando além das gerações: Experiências e Expectativas (Sala 80) - para calouros de Multimídia

- Coordenador: Richard Victor

- 15h30 – Disseminando direitos: você conhece a Rede de Proteção Socioassistencial? - 20 vagas - (Sala 76)

- Coordenadora: Valmara Pordeus

- 15h30 – Mobilidade das novas gerações - 20 vagas - (Sala 78)

- Coordenador: Paulo Martins

- 16h30 – Peça teatral: O Saber Não Pode Acabar, Seu Edgar - 70 vagas - (Sala de Teatro 72)

- 17h – Roda de conversa sobre o Movimento estudantil e a luta dos estudantes do IFRN (Sala 73)

- 19h – Janela da alma: um documentário para refletir sobre o ver-se a si mesmo, os outros e o mundo - 30 vagas - (Sala 73)

- Coordenador: Alexandre Medeiros

Palavras-chave:
Encontro Político Pedagógico
EPP
Encontro Pedagógico

Notícias relacionadas