Novidade

Conheça o técnico em Design Gráfico, o novo curso do campus Natal-Cidade Alta para 2024

O novo curso terá ênfase no contexto local, alinhando tradição a novas tecnologias

Publicada por Jose Filho em 03/11/2023 Atualizada há 6 meses

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está expandindo seu leque educacional com o lançamento do Curso Técnico em Design Gráfico no Campus Natal-Cidade Alta, marcando uma iniciativa pioneira na instituição. Na modalidade integrada, onde estudantes fazem o curso técnico junto com o Ensino Médio, o novo programa educacional representa uma resposta inovadora às demandas crescentes do mercado e à necessidade de profissionais especializados em design gráfico no estado.

O curso foi concebido com a justificativa de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Rio Grande do Norte através da formação de profissionais capacitados em design gráfico. Os técnicos em Design Gráfico formados por este programa terão habilidades para criar uma variedade de projetos, desde artefatos editoriais até identidades visuais, embalagens, estamparias e sinalizações. Além disso, o curso se propõe a desenvolver não apenas competências técnicas, mas também um senso crítico e estético sobre a produção e seu contexto, enfatizando valores éticos e práticas ecologicamente sustentáveis.

Algumas disciplinas técnicas previstas para o curso são: Estudo das Cores, Ilustração e expressão visual, Identidade Visual, Direção de Arte, História da Arte e Cultura Gráfica do Rio Grande do Norte, História do Design, Design e Tecnologia (UI/UX), Web Design, Editorial, Embalagem, Sinalização e Semiótica aplicada ao Design Gráfico.

“A expectativa é fomentar a economia criativa do Rio Grande do Norte através do pensamento estratégico na busca por soluções que o design proporciona. Ainda, viabilizar áreas de atuação ainda pouco exploradas por outros cursos da região como sinalização e design de embalagens.”, explicou Felipe Câmara, professor do curso .

A expectativa de Felipe é de um curso alinhado com o mundo do trabalho e as novas tecnologias: "Os estudantes podem esperar um curso totalmente alinhado com as demandas do mundo do trabalho, tanto em relação ao design tradicional, quanto às novas tecnologias, uma vez que o curso também prepara o aluno para as áreas de Design UI/UX e desenvolvimento front-end.”

“De maneira geral, os quatro anos de curso vão permitir que os estudantes trabalhem todo o seu potencial criativo no desenvolvimento de projetos com propostas nunca antes vistas no IFRN”, concluiu o professor.

Gráfico
design