Formação

Aprendizagem Criativa para o ensino de ciências é tema de projeto no Campus Natal-Centro Histórico do IFRN

Os resultados positivos inspiram uma nova edição em 2024

Publicada por Jose Filho em 21/12/2023 Atualizada há 4 meses, 2 semanas

Aprendizagem Criativa no Ensino de Ciências

Destinado a professores das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, o curso "Aprendizagem Criativa no Ensino de Ciências" concluiu com sucesso suas atividades do seu projeto piloto. Foram quatro encontros com o objetivo de capacitar os educadores nas perspectivas das metodologias ativas e centradas no estudante.

O projeto-piloto foi desenvolvido no Campus Natal-Centro Histórico do IFRN e contou com a participação de quatro educadores que tiveram a oportunidade de enriquecer o repertório didático-pedagógico. O projeto destacou a aprendizagem criativa como catalisador para uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos científicos.

O projeto coordenado pela professora Carolina Corado e o professor Fellipe Câmara identificou que durante as oficinas, a colaboração e o planejamento conjunto emergiram como elementos essenciais para o sucesso na implementação das metodologias ativas de ensino. “A experiência enriquecedora proporcionada pelo curso não apenas fortaleceu a formação de uma comunidade de aprendizagem comprometida com a excelência pedagógica, mas também estabeleceu um modelo para futuras iniciativas. O sucesso do projeto ressalta a urgência contínua de investir na formação docente e promover práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas.” Explica Carol.

Perspectivas para 2024: Novas Oportunidades de Aprendizagem Criativa

Aprendizagem Criativa no Ensino de Ciências

De olho no futuro, os organizadores do curso anunciaram que em 2024 o "Aprendizagem Criativa no Ensino de Ciências" será oferecido novamente. A iniciativa visa atender à demanda crescente por práticas pedagógicas inovadoras e reforçar o compromisso com a formação continuada dos professores de ciências dos ensinos fundamental e médio.

Carol acredita que o curso não apenas reflete o compromisso do IFRN com a excelência educacional, mas também destaca a capacidade de adaptação e inovação dos professores, prontos para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo e proporcionar experiências de aprendizagem enriquecedoras para os estudantes. “A iniciativa reafirma seu comprometimento em construir um ambiente inspirador e colaborativo, proporcionando aos educadores oportunidades para aprimorar suas práticas pedagógicas e impactar positivamente a educação na região.” conclui a coordenadora.

ciências
criatividade