Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

minc

A hora e a vez da Produção Cultural

IFRN Cidade Alta faz parceria com Funarte para realização de debates e oficinas, cria Cinemateca Potiguar e oferece curso profissionalizante gratuito

Publicada em 02/04/2013 Atualizada há 1 ano, 1 mês

No intuito de manter um constante debate sobre as ações do Ministério da Cultura e estimular a participação dos alunos e sociedade em geral nos editais e cursos oferecidos pelo MinC, o IFRN Cidade Alta, através da coordenação do curso superior de Produção Cultural, firmou uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Para marcar o início dessa parceria, na próxima sexta-feira, 05 de abril às 15h, acontece o Encontro com estudantes de Produção Cultural do IFRN, aberto ao público e com entrada franca. A coordenadora do curso e responsável pela articulação com o MinC, a professora Mary Land Brito, irá apresentar, através do Portal da Funarte, as políticas culturais destinadas para cada linguagem, programas, editais e oficinas.

“A intenção é apresentar para os alunos todas as possibilidades de incentivo através da Funarte e estimulá-los a participar dos editais, cursos e outras ações. Essa é a primeira de muitas ações da Funarte que serão realizadas aqui no Campus”, afirma Mary Land. 

Na ocasião Naldinho Freire, representante da Funarte NE/MinC, estará presente para apresentar o Programa Funarte Desafios Contemporâneos que tem por objetivo promover a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas, por meio de conversas/encontros e oficinas que abordem movimentos, linguagens e pesquisas artísticas nas mais variadas interpretações da arte, bem como de seus valores.

“Esse é um importante momento de acesso a quem ajuda a reger as políticas públicas da cultura e, desse encontro, muitos benefícios podem sair para artistas dos mais diversos segmentos como dança, circo, teatro, dentre outros”, convida Mary Land.

Segundo Mary Land, as próximas oficinas e cursos sobre editais lançados pela Funarte também serão realizadas no Campus Cidade Alta do IFRN. O evento de sexta-feira é aberto para alunos, artistas de todos os segmentos e pessoas interessadas nas políticas culturais da Funarte. A entrada é franca.

CINEMATECA POTIGUAR

O IFRN Cidade Alta está criando a Cinemateca Potiguar, com objetivo de construir um acervo audiovisual de filmes realizados por potiguares. No final de abril, os filmes já catalogados na Cinemateca participarão da Mostra Potiguar de Audiovisual, que será realizada no MinC/NE, em Recife (PE). A capital pernambucana será a primeira cidade a receber a mostra, que vai rodar por todas as capitais da região Nordeste. Para fazer parte do catálogo da Cinemateca Potiguar é necessário doar 4 cópias do vídeo, que devem ser entregues no Gabinete do Campus Cidade Alta, de segunda à sexta-feira.

CURSO PROFISSIONALIZANTE/PRONATEC

O Campus Cidade Alta em parceria com a Fundação José Augusto, através do Ministério da Cultura, está oferecendo o curso gratuito de Assistente de Produção Cultural pelo PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (01) e seguem até o dia 5 de abril, das 14h às 17h no Campus Cidade Alta, avenida Rio Branco, 743 - Cidade Alta.

Para se inscrever o candidato deve ter o ensino médio incompleto (a partir do 1º ano), idade mínima de 16 anos e apresentar cópias dos documentos  e originais do RG, CPF, histórico escolar para comprovar escolaridade mínima, comprovante de residência, NIS (se possuir) ou PIS. No total serão oferecidas 60 vagas divididas nos turnos da tarde e noite, com aulas as segundas, quartas e sextas. A carga horária é de 160 horas e o curso é gratuito. Mais informações: (84) 4005-0963

A profissão - o Assistente de Produção Cultural auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia.