Colegiados, Comissões, Conselhos e Núcleos
Colegiados, Comissões, Conselhos e Núcleos são instâncias colegiadas de governança, planejamento e assessoramento no contexto de instituições públicas, como o IFRN. Esses órgãos são compostos por membros da comunidade acadêmica e administrativa, com o objetivo de tomar decisões, assessorar, supervisionar e deliberar sobre questões institucionais, acadêmicas, administrativas, éticas, de governança, infraestrutura e processos acadêmicos. Eles promovem a integração e articulação entre diferentes áreas da instituição, garantindo a execução eficiente de suas políticas e processos, além de assegurar a participação democrática na gestão. Comissões podem ser temporárias ou permanentes, e os núcleos geralmente possuem um caráter mais técnico, voltado para áreas específicas de conhecimento ou atividade.
Colegiados, Comissões, Conselhos e Núcleos no IFRN
O Regimento Geral do IFRN cita e descreve instâncias que funcionam de maneira integrada para assegurar a execução das políticas institucionais e a gestão participativa na administração da instituição. Entre elas, figuram:
Conselho Superior (Consup): órgão máximo de deliberação e consulta;
Colégio de Dirigentes (Codir): órgão consultivo em matérias administrativas;
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex): órgão normativo e consultivo sobre questões acadêmicas;
Comitês permanentes: grupos voltados a discussões entre pares nas áreas como comunicação, ensino, extensão, tecnologia da informação e infraestrutura, entre outros;
Comissões : coletivos responsáveis por avaliação, ética e processos administrativos; e
Núcleos: grupos voltados a atividades específicas, como ações em Educação étnico-racial, educação inclusiva e gênero/diversidade.
Colegiados, Comissões, Conselhos e Núcleos no Campus
Comissão Própria de Autoavaliação Institucional (CPA)
De acordo com o Regimento Geral do IFRN, cabe a cada Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local é o órgão responsável por realizar os processos internos de avaliação do Campus e subsidiar a comissão central da CPA nos processos de avaliação institucional.
O dispositivo ainda define que as Comissões Próprias de Avaliação (CPA) Locais são compostas por:
Uma representação do serviço de Avaliação Institucional no Campus;
Uma representação da sociedade civil organizada, indicada pelo Conselho Escolar;
Uma representação discente, eleita por seus pares;
Uma representação docente, eleita por seus pares; e
Uma representação técnico-administrativa, sendo prioritariamente integrante da Equipe Técnico-Pedagógica ou outro setor vinculado ao Ensino, eleita por seus pares.
Publicada em 27 de Setembro de 2024 às 10:24 ― Atualizada em 27 de Setembro de 2024 às 11:02