Telemedicina

Setor de Saúde terá teleatendimento médico a partir de 11 de janeiro

Estudantes poderão agendar consulta médica no sistema através do SUAP

Publicada em 29/12/2020 Atualizada há 1 ano

A DIAES (Diretoria de Assistência Estudantil), através do Setor de Saúde, comunica aos discentes do Campus Natal-Central (CNAT-IFRN) que, a partir de 11 de janeiro de 2021, começará o projeto de teleatendimento médico para os alunos do CNAT. Segundo a médica do campus, Lidiane de Brito, "A telemedicina está regulamentada no Brasil desde 2018 pelo CFM, a partir da Resolução 2.227/18, mas só em abril deste ano, com o advento do covid, o Ministério da Saúde liberou para atendimento de forma emergencial, inicialmente apenas para casos suspeitos de covid, mas depois foi amplamente divulgada para todas as especialidades. Já vem sendo amplamente utilizada desde então para atendimentos pelos planos de saúde e consultas particulares".

Ainda de acordo com a médica do Campus Natal Central, "No IFRN, como forma de oferecer mais um serviço aos nossos alunos, decidimos implantar a teleconsulta para todos os alunos que tiverem necessidade de uma consulta, não necessariamente com suspeita de covid, mas para atendimento de clínica médica geral. Será uma forma de oferecer consulta médica quando muitos dos nossos alunos têm dificuldade de acesso ao sistema de saúde na localidade de origem. Inicialmente, o projeto será direcionado apenas aos alunos do CNAT. O agendamento será através do Suap e o atendimento virtual, por meio de plataformas de video-conferencia". A partir deste serviço, de acordo com dra Lidiane de Brito, os alunos terão acesso "a receitas, solicitação de exames e encaminhamentos possíveis, devido à aquisição de certificado digital pelos médicos da Instituição".

As consultas deverão ser agendadas no sistema SUAP, de acordo como os horários disponíveis. Após fazerem o agendamento no SUAP para o teleatendimento médico, os estudantes deverão ficar atentos ao e-mail acadêmico, pois toda a comunicação referente a este atendimento ocorrerá através deste e-mail. Para a realização do agendamento, no SUAP, os estudantes devem seguir o seguinte fluxograma: Acesso ao SUAP/Central de serviços/Saúde/Agendamento e atendimento/ Filtro (Campus: CNAT/Especialidade: Médico/ Data: data de interesse)/Agendamento conforme disponibilidade de horário.

ORIENTAÇÕES DO COMITÊ LOCAL DE ENFRENTAMENTO À COVID-19

extensao