HOMENAGEM

Sessão pública na Câmara Municipal de Natal celebra os 60 anos do curso de mineração

Cerimônia ocorreu na última quarta-feira, 1º, de novembro, na casa do Poder Legislativo natalense

Publicada por Davi Silva em 08/11/2023 Atualizada há 6 meses, 1 semana

O Curso Técnico em Mineração do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ganhou mais uma comemoração em razão dos seus 60 anos. Desta vez, em uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal ocorrida na noite do dia 1º de novembro, professores, estudantes, ex-alunos e autoridades se reuniram para celebrar a trajetória de sucesso do curso, que é o mais antigo em oferta no IFRN.

Durante a cerimônia, o professor João Batista, um dos fundadores do curso, destacou a importância do amor pela profissão para o sucesso dos profissionais da área de mineração. "As pessoas hoje que entram, os professores que entraram ou que estão entrando, eles precisam ter essa chama do amor pelo Instituto, porque isso é que faz o nosso curso crescer", disse ele. Bem-humorado, o discurso de João garantiu boas risadas do público presente, frutos da contação de alguns causos, mas também incluiu momentos de profunda reflexão.

João Batista CMN

O professor Marcos Maia, decano do curso, também teve um espaço na programação para discursar, onde, emocionado, falou sobre a importância da memória para a construção da história do curso. "É difícil para a gente, muitas vezes, estar relembrando histórias, reminiscências, nomes de pessoas, e isso, sabe, gente, como o João Batista falou e a vereadora Brisa comentou, nós passaríamos a noite aqui relembrando fatos, pessoas e datas", refletiu.

A vereadora Brisa Bracchi, que propôs a sessão solene, destacou a importância do curso para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. "O curso de mineração do IFRN é um orgulho para a nossa cidade e para o nosso estado. Ele forma profissionais qualificados que contribuem para a economia local e nacional", disse.

Marcos Maia CMN Brisa

Mineração

A área da mineração é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o setor responde por cerca de 2% do PIB nacional e gera mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos. Os profissionais da área de mineração são responsáveis pela exploração e processamento de recursos minerais, como minério de ferro, ouro, cobre, bauxita e outros.

O Curso Técnico em Mineração do IFRN é um dos principais cursos da área no Brasil. Ele oferece uma formação de qualidade, que prepara os alunos para o mercado de trabalho. O curso tem duração de três anos e é oferecido no Campus Natal-Central do IFRN, sendo também ofertado na forma integrado.

60 anos
Câmara Municipal de Natal