ESPORTES

Modernização e sustentabilidade: reforma do ginásio do Campus Natal-Central é concluída

Investimentos de cerca de R$ 2 milhões reestrutura o espaço preservando o legado da instituição

Publicada por Davi Silva em 03/12/2023 Atualizada há 4 meses, 4 semanas

O Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) celebrou a reinauguração do ginásio, marcando uma nova era para as instalações esportivas da instituição. A reforma, que contemplou uma série de melhorias estruturais e modernização completa, foi o resultado de investimentos significativos da atual gestão, somando cerca de 2 milhões de reais.

Construção do ginásio

Construção do ginásio, ocorrida nos anos 70. Inaugurado em 1975, o espaço nunca tinha sido fechado para reformas até 2022. (Foto: Arquivo Geral)

Considerada uma necessidade premente devido aos problemas históricos identificados por servidores e estudantes, como questões relacionadas à temperatura e à estrutura elétrica antiquada, que remete à inauguração do espaço em 1975, a revitalização durou cerca de 12 meses.

No entanto, mesmo com as muitas mudanças efetuadas durante o processo, marcas históricas da instituição, que fazem parte do legado do IFRN, foram cuidadosamente preservadas. Os famosos cobogós, que revestem a parte externa do prédio, projetados pelo arquiteto Marconi Grevi nos anos 1970, permanecem como uma marca atemporal, como se neles residissem o elo entre a história da Escola e o futuro institucional.

IMG_2209

Os tradicionais cobogós, que agregam beleza, ventilação e iluminação ao ginásio, foram preservados e restaurados. (Foto: Rodolfo Maia)

Para Jonas Lemos, diretor-geral do campus, a obra aponta para os rumos do futuro, com benefícios que contemplam toda a comunidade acadêmica - do presente e do por vir. "Além de oferecer um ambiente mais seguro e propício para a prática de esportes, a reforma do ginásio inclui também a questão sustentável, já que foi instalada uma nova usina fotovoltaica no telhado que resultará em impactos positivos no orçamento do campus. Foi um investimento importante, que reafirma o compromisso da gestão com o desenvolvimento do campus e com o patrimônio público", concluiu o professor.

O antigo telhado do ginásio, com diversos sinais de desgastes frutos do tempo, também foi removido. "A instalação dos painéis solares surgiu com a oportunidade de modernização, demandando a substituição das telhas para acomodá-los", conta Isabelle Cristine, engenheira do IFRN, que acompanhou de perto todos os detalhes da reforma. O novo material, com tecnologia termoacústica, não apenas contribui para a eficiência energética, como também proporciona um controle melhor da temperatura ambiente - além de trazer uma estética mais contemporânea ao recinto.

Parte interna

A intervenção foi abrangente, contemplando diversas melhorias estruturais: a pintura foi completamente refeita, bem como a renovação integral da parte elétrica. Os banheiros foram remodelados, e o piso, retrabalhado. A intenção não visou apenas a estética, mas primordialmente o conforto e a funcionalidade do local.

O piso da quadra, bem como o aparato estrutural dos refletores, foi inteiramente trocado, providenciando que os atletas possam praticar suas atividades com segurança e permitindo uma melhor performance esportiva, com marcações perfeitamente visíveis em um material antiderrapante, desfrutando, ainda, de uma visibilidade clara, tanto para os jogadores como para o público e para registros audiovisuais e fotográficos.

Ginásio - parte interna

O piso da quadra e a iluminação foram dois dos principais destaques da renovação do ginásio do campus. (Foto: Rodolfo Maia)

Embora não incluídos nessa etapa, foram montadas estruturas para a instalação de exaustores e ar-condicionado na sala de luta, destacando um olhar contínuo para aprimorar as condições de treino e competição.

Com essa transformação, o ginásio do Campus Natal-Central do IFRN não apenas ressurge revitalizado, mas também se consolida como um espaço moderno e adequado para atividades esportivas e acadêmicas, marcando um novo capítulo na história da instituição.

Eficiência energética
Ginásio