Operação resgate: criação de robôs desafia jovens talentos na OBR

Etapa estadual promete emoção e participação da comunidade

Publicada por Romana Xavier em 25/07/2023 Atualizada há 9 meses, 3 semanas

Robôs escalando montanhas, percorrendo caminhos desconhecidos, trilhando terrenos irregulares e desviando de escombros. Um filme de ficção científica? Não, é realidade virtual e pura adrenalina, que o público é convidado a conferir na etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.

No próximo dia 29 de Julho, das 8h às 18h, acontecerá a Etapa Estadual do Rio Grande do Norte da "Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)". A iniciativa, que será nas quadras do Campus Natal Central e contará com a presença dos gestores da Instituição na cerimônia de abertura, visa promover o interesse e a excelência em Ciência, Tecnologia e Educação. O evento conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Robociência.

Nessa etapa estadual, mais de 120 equipes, compostas por 4 estudantes cada, vindas de diversos locais do Rio Grande do Norte, estarão presentes para demonstrar suas habilidades em construção e programação de robôs. Durante a competição, o público poderá acompanhar os participantes na criação de robôs para salvar vítimas em ambiente de demolição simulada. Nos desafios, os robôs terão que enfrentar diversos obstáculos e para superá-los, serão necessárias criatividade, inovação e estratégia.

A Etapa Estadual do Rio Grande do Norte da OBR é uma fase de grande relevância para a comunidade científica e educacional, além de atrair o público em geral, devido à crescente popularidade da área de Robótica e sua relevância na formação de futuros profissionais. Segundo Sarah Rossiter, representante estadual e coordenadora do evento, "Estamos entusiasmados em sediar esse evento e proporcionar um espaço onde jovens talentos possam demonstrar suas habilidades em robótica. A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma oportunidade única para eles aprenderem, trocarem experiências, competirem e se inspirarem em uma área tão promissora."

Olimpíada Brasileira de Robótica (2023)

Etapa Estadual
CNAT-IFRN