NEPPSA e SEMURB firmam parceria para melhoria da mobilidade urbana de Natal

Núcleo desenvolveu pesquisa que analisa as condições das calçadas das principais avenidas da cidade

Publicada em 21/07/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Equipe do Neppsa se reuniu com o secretário Thiago Mesquita e equipe da Semurb para tratar sobre o projeto.

O Núcleo de Extensão e Prática Profissional (Neppsa), da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (Diaren) do Campus Natal-Central (Cnat) consolidou uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), da Prefeitura do Natal. A parceria com a Secretaria visa traçar um perfil urbano-geográfico por meio do levantamento e da análise dos dados e informações reunidos sobre a mobilidade dos pedestres natalenses.

Por meio desse estudo, os habitantes da cidade podem relatar suas experiências sobre as caminhadas nas calçadas das principais avenidas da capital potiguar. Após a coleta e exame das informações, o resultado será o fundamento para a realização de ações de acessibilidade e arborização, entre outras iniciativas de natureza semelhante.

Para a professora do IFRN e pesquisadora do Neppsa, Ceres Dantas, a ação surgiu a partir da iniciativa do Núcleo em buscar parcerias. "Nós iniciamos esse ano uma estruturação no Neppsa com uma intensa prospecção de parceiros e possíveis clientes", ela conta. E aí surgiu a ideia de entrarmos em contato com a Semurb, para apresentar o núcleo e propor alguma atividade em conjunto. Nas nossas conversas, o secretário sugeriu que contribuíssemos para o projeto de readequação urbanística das calçadas", ela conta. Ceres, que também é coordenadora do projeto de extensão, explica, ainda, que a ideia do programa vai além de apenas reformar as calçadas. "O projeto é amplo, incluindo a mobilidade urbana, a arborização da cidade, inclusive considerando as mudanças climáticas", explica.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a parceria é positiva e nasce como fruto da boa relação entre as duas instituições. "Trata-se de um convênio de extensão com o Instituto, envolvendo o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e outros cursos da área de Construção Civil, como Edificações. O objetivo é que, com os alunos uma vez treinados pela equipe da secretaria, eles possam acompanhar as obras, verificando se a execução está seguindo o acordo com os projetos apresentados pela empresa contratada", conta Mesquita. Thiago explicou que o IFRN é parte importante na divulgação da pesquisa e no tratamento estatístico dos resultados, que será realizado em um trabalho conjunto da Semurb com os pesquisadores do Neppsa. "Em resumo, vamos avançar nessa parceria com o Instituto, pela credibilidade da instituição, pelo perfil dos alunos, pelos currículos práticos e objetivos e de pesquisa aplicada. Isso vai ser somado à experiência da secretaria, no sentido de fazermos essa parceria para obter uma melhor mobilidade e acessibilidade nas calçadas do município de Natal", conclui.

Denise Gomes é uma das
bolsistas do Neppsa e relatou sua perspectiva de como será trabalhar como integrante desse projeto, do ponto de vista educacional e profissional. "Será uma experiência desafiadora e enriquecedora para os estudantes. Atuar em um projeto onde você está cumprindo as atividades, sempre traz uma sensação de como é trabalhar de fato como profissional da área ambiental. Estaremos ali, como mobilizador social, de porta em porta, utilizando técnicas de educação ambiental e tentando sensibilizar a população a respeito da obra que estará acontecendo", relata Denise.

extensao