Evento

Museu de Minérios do RN participará da "XXI Semana Nacional dos Museus", com ampla programação

Programação inclui oficinas, contação de histórias, visita mediada, entre outras ações

Publicada por Romana Xavier em 08/05/2023 Atualizada há 1 ano, 1 mês

De 15 a 19 de maio, o Museu de Minérios do Rio Grande do Norte participará da "XXI Semana Nacional de Museus". Com o tema "Museus, sustentabilidade e bem estar", escolhido com base na proposição do Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, que é comemorado no dia 18 deste mês, conta com uma programação repleta de atividades em todo o Brasil.

A coordenadora e curadora do Museu de Minérios, professora Narla Musse, enfatizou a diversidade de atrações que constam na programação. "Estamos comemorando a 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que é realizada em todo o Brasil e o Museu de Minérios do Rio Grande do Norte também faz parte do evento. Vamos ter atividades pela manhã e também pela tarde, com minicursos, palestras, sessão de cinema, apresentações de teatro e contação de história. Tudo voltado para a temática de bens minerais, que é a temática do museu", destacou Narla.

A intenção das ações é trazer para o público de todas as idades o conhecimento sobre os elementos constituintes da Geodiversidade e a descoberta do mundo das rochas e minerais, além de um mergulho no universo da Geociências e da Sustentabilidade.

Arthur Pontes, estudante do 4º ano do curso técnico integrado de Geologia, é um dos bolsistas voluntários que compõem a equipe do Museu de Minérios durante o evento. "A Semana é muito importante para transmitir o conhecimento sobre geologia e mineração que está dentro do nosso museu para toda a sociedade. Acho que, dentro da nossa programação, eu destaco a contação de história lúdicas sobre os minerais e as oficinas de descrição de rochas, e tem o Cine geologia, que também é algo diferente das demais atividades", conta.

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

O objetivo da Semana é destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, bem como apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Acesse:

Programação da Semana Nacional de Museus (páginas 131 e 132)

Confira a Programação:

15/05/2023 a 19/05/2023 - 15h às 16h30
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Atividade de contação de histórias para crian-
ças. As histórias são sobre alguns minerais que ocorrem no Rio Grande
do Norte e são apresentados na exposição permanente do MMRN.

15/05/2023 - 14h30 às 16h30
OFICINA -
Oficina de como escrever um texto para ser publicado em even-
tos científicos, com ênfase a definição do objetivo, metodologia, coleta de
dados e normas de escrita científica.

15/05/2023 - 14h às 16h
OFICINA
- Conhecendo os elementos da Geodiversidade. Objetivo apre-
sentar os elementos constituinte da Geodiversidade.

16/05/2023 - 08h30 às 10h30
OFICINA - Descrição de rochas. Objetivo divulgar a geociências para crianças.

16/05/2023 - 14h às 16h
OFICINA -
Sistema petroliferos da bacia potiguar. Objetos, expor o pro-
cesso de formação da bacia potiguar e os derivados do petróleo.

16/05/2023 - 14h às 17h
VISITA MEDIADA -
Visita guiada pelo acervo ressaltando o uso susten-
tável dos bens minerais.

17/05/2023 - 08h30 às 10h30
Dialogando com os minerais e rochas. Objetivo despertar para
a Geodiversidade do RN.

17/05/2023 - 14h às 16h
Dialogando com os minerais e rochas. Objetivo despertar para
a Geodiversidade do RN.

18/05/2023 - 12h30 às 14h
EXPOSIÇÃO -
“Década da Ciência Oceânica para a Sustentabilidade e
Desenvolvimento 2021–2030”.

18/05/2023 - 14h às 16h
OFICINA -
Descrição de rochas. Objetivo divulgar a geociências para crianças.

18/05/2023 - 08h30 às 10h30

OFICINA - Conhecendo os elementos da Geodiversidade. Objetivo apresentar os elementos constituinte da Geodiversidade.

19/05/2023 - 14h às 18h

EXIBIÇÃO DE FILME - Cine geologia: Venha desvendar os segredos geológicos do cinema.

19/05/2023 - 08h30 às 10h30

OFICINA - Geocuriosidade de onde vem. Objetivo, aprender a origem dos bens industriais.

Museu de Minérios do RN
IFRN CNAT