MEC
Letras em foco: Curso de Licenciatura Português/Espanhol é nota máxima no MEC
Curso conquista nota 5 e é destaque por excelência acadêmica
Publicada por Romana Xavier em 20/05/2025 ― Atualizada em 20 de Maio de 2025 às 17:50
O curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol, do Campus Natal-Central do IFRN (IFRN-CNAT), alcançou o conceito máximo (nota 5), na avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
A avaliação foi realizada por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através de visita técnica. A visita ocorreu nos últimos dias 5, 6 e 7 de maio de 2025, marcando um momento histórico para o curso e para a instituição, que comemoram a conquista como resultado de um esforço coletivo e comprometido com a qualidade da educação pública.
Criado em 2022, a partir da integração entre o então curso de Letras Espanhol e o Departamento de Língua Portuguesa, o curso representa a primeira licenciatura dupla em Letras (Português/Espanhol) oferecida por uma instituição pública no Rio Grande do Norte. Desde sua concepção, o projeto formativo foi pautado pela ampliação da atuação docente e pela resposta qualificada às demandas da educação bilíngue. Atualmente, o curso, que conta com quatro turmas — duas no turno matutino e duas no vespertino —, é coordenado pelo Prof. Dr. Vanilton Pereira da Silva, com a vice-coordenação da Profa. Dra. Raquel de Araújo Serrão.
Durante a avaliação, as professoras Alessandra de Falco Brasileiro Lermen (UFSJ) e Janaina Michele de Oliveira Silva (USP), integrantes da comissão do INEP, analisaram três dimensões fundamentais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. A qualidade do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o engajamento estudantil, as práticas integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além da atuação institucional da coordenação, foram alguns dos aspectos destacados como diferenciais do curso. A equipe de Direção Acadêmica — formada por Iria Caline, Luciana Guedes e Lívia Cristina — também desempenhou papel essencial, ao oferecer suporte técnico de excelência durante todo o processo.
De acordo com os avaliadores, o curso demonstrou um elevado grau de maturidade institucional, refletido no compromisso com a formação crítica e humana dos estudantes. O envolvimento dos discentes em projetos como o PIBID, a organização de eventos formativos como o "I Encontro Internacional de Formação Docente do IFRN", além da atuação expressiva do "Centro Acadêmico Elisa de Lima" também contribuíram para a nota máxima recebida.
Para o coordenador do curso, Prof. Vanilton Pereira, “o resultado representa o reconhecimento de uma trajetória construída com responsabilidade, afetividade e profundo compromisso com a formação de professores para as redes públicas de ensino”. Segundo ele, “a nota 5 não é apenas um conceito técnico, mas a celebração de um projeto coletivo que une alunos, docentes, técnicos e gestores em torno de uma causa comum: a educação pública de qualidade”.
Com essa conquista, o Campus Natal-Central do IFRN reafirma seu protagonismo na formação docente no estado e projeta novos avanços para a consolidação do curso, que já tem excelência reconhecida nacionalmente. A avaliação do MEC, mais que um ponto de chegada, torna-se uma selo de qualidade na identidade pedagógica do curso, carimbando o mesmo como referência no ensino superior público.
- Palavras-chave:
- Avaliação MEC IFRN Letras Espanhol e Português CNAT