Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Celebração

Laços com o mundo: 20 anos de Comércio Exterior

As ricas possibilidades de um curso com vida própria

Publicada por Romana Xavier em 06/11/2023 Atualizada há 6 meses, 2 semanas

O curso de Comércio Exterior ou Comex, como é carinhosamente conhecido por seus professores e alunos, foi inaugurado em setembro de 2003. Nesses 20 anos, evoluiu e consolidou-se como referência em sua área educacional, com entradas anuais, sendo o único, em nível superior, com oferta pública e gratuita no Rio Grande do Norte.

De acordo com a coordenadora do Curso, Elisângela Meireles "O foco do curso é formar profissionais na área do Comércio Exterior, com versatilidade para atuar tanto no setor público como no setor privado. Amparado na interdisciplinaridade dos eixos do Comércio Internacional, do Direito, da Economia, da Gestão e dos Idiomas, o curso forma o profissional capaz de processar informações, ter senso crítico e impulsionar o desenvolvimento econômico, integrando formação técnica à cidadania"

Cidadania cuja formação tem como público alvo alunos que terminaram o ensino médio e desejam ampliar a educação para nível superior, na área ofertada. De acordo com a docente Elisângela Meireles, o curso envolve uma "atividade profissional de vanguarda, portanto sempre importante ao desenvolvimento das nações, em escala mundial. Tem-se no cotidiano da formação do profissional do Comércio Exterior um amplo espectro laboratorial para fortalecer, por meio do Ensino, da Pesquisa e Extensão, as atividades desenvolvidas por docentes e discentes".

Atividades essas que, desde o seu início, contam com participações ativas, tanto de alunos quanto de professores, em ações interinstitucionais, com outros órgãos parceiros na área, inserido nas ações da Política de Comércio Exterior. Desde participações memoráveis a eventos marcantes, a coordenadora destaca fatos que marcaram época: "Foram diversas participações, como em 2007, na "Central Fácil de Comércio Exterior", e, no mesmo ano, junto aos integrantes da mencionada Central, vencedor em uma das categorias premiadas do "Fia Awards". Integramos ainda o "Projeto Primeira Exportação", desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, enquanto o projeto esteve vigente. Importante citar que, por meio das atividades de Ensino e Pesquisa, especialmente por meio dos projetos integradores, o curso está em sintonia e contato frequente com empresas produtoras, exportadoras e importadoras, em consonância à pauta de comércio exterior e internacional desenvolvida no RN e no Brasil".

Não por acaso, o curso tem egressos atuando nos setores público e privado, no RN e em outros estados do Brasil. Há também alunos que optaram por desenvolver as atividades no exterior. É o caso de Natália Campos, analista de compras internacionais de uma empresa de equipamento de Mineração e ex-aluna do curso: “O curso de Comex, além de me dar o primeiro pontapé na minha carreira, me possibilitou a realização de sonhos. Através do IF, consegui realizar o sonho de estudar fora durante quase 1 ano com uma bolsa de estudo, com tudo pago. Essa oportunidade me possibilitou conhecer vários lugares e culturas diferentes. Profissionalmente, pude conhecer um pouco das infinitas possibilidades que o comércio exterior nos traz e me apaixonar por essa profissão linda, que exerço até hoje”.

Assim como para Natália, o curso também foi a chave para a porta de entrada da jornada profissional de Genival Jardel Trajano Teixeira, egresso do curso de tecnologia em comércio exterior: "Participei da turma 2016.1. O curso tem uma grade curricular muito rica: podemos estudar o direito, a gestão e as línguas. Por meio dele, consegui entrar no mestrado profissional em administração e pude desenvolver minha dissertação sobre a internacionalização das universidades públicas. Hoje, estou fazendo uma segunda graduação e, devido a minha participação no curso, pude aproveitar 50% das disciplinas. O curso nos faz refletir sobre o nosso comércio a nível local, regional, nacional e nos faz enxergar o mundo do comércio exterior e a participação do nosso país, diante da balança comercial. Portanto, trata-se de um curso que nos ajuda bastante com relação aos idiomas, no caso do francês, inglês e da língua espanhola. Idiomas estes que são essenciais para à profissão".

Profissão que encanta alunos e ex-alunos de diferentes idades, que vão e voltam, sempre abrindo os horizontes para novas possibilidades, como Daniel Oliveira, encantado pelo curso: "Sou aluno do 4° período e, para mim, o curso de Comércio Exterior é extremamente importante, pois ele foi um divisor de águas. O curso conta com professores aos quais tenho muito a agradecer, uma vez que devido ao conhecimento repassado por eles e pelas oportunidades que me foram concedidas, eu consegui definir melhor o quero e almejo para minha vida profissional".

Sonhos e planos que não ficam apenas no papel, mas se realizam a partir de muito estudo, foco e conhecimento compartilhado. Já é tradição em Comércio Exterior a promoção de diversos eventos: palestras, simpósios, workshops, exposições de artigos científicos e resultados de pesquisa de seus representantes, sejam alunos e/ou docentes. O protagonismo de seus representantes nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Instituição e em eventos externos relacionados à área é notório.

De acordo com a Coordenadora do Curso, neste ano de 2023, o Curso de Tecnologia em Comércio Exterior passou a integrar a Rede de Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal, atividade em cooperação com a Receita Federal do Brasil, por meio de professores e discentes. "Neste ano, em que se comemora os felizes 20 anos de existência temos realizado, sistematicamente, palestras com profissionais externos, específicos e correlatos à área do Curso".

E assim, de ano em ano, o curso se reinventa, faz novas versões de si mesmo e se adapta às diversas demandas que surgem, aprimorando-se e fazendo-se sempre melhor. Com vida própria, ele pulsa além das palavras, fala seu próprio idioma e faz-se compreender que seu laço é com o mundo e seus passos são sem fronteiras.

Palavras-chave:
Comércio Exterior
20 anos de Curso
História
IFRN
Celebração
Campus Natal-Central

Notícias relacionadas