EXTENSÃO

Integrantes do projeto "Despertando para a Geodiversidade" realizam visita técnica em Macaíba

Atividade ocorreu nas instalações da petrolífera Geowellex

Publicada por Davi Silva em 23/06/2023 Atualizada há 10 meses, 4 semanas

Os integrantes do projeto de extensão "Despertando para a Geodiversidade" do Campus Natal-Central do IFRN tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à empresa Geowellex, especializada em exploração de petróleo, localizada em Macaíba, município da Grande Natal.

A atividade teve como objetivo permitir que os participantes do projeto, juntamente com alunos do Curso Técnico Subsequente em Petróleo e Gás do IFRN, pudessem vivenciar de forma próxima as operações da empresa e desenvolver familiaridade com o ambiente e as instalações da companhia, sendo fundamental para a formação profissional dos estudantes envolvidos. O momento foi conduzido pela professora Rosiney Martins e pelo professor Renato Araújo.

Ao chegar na Geowellex, os alunos foram recepcionados por geólogos e engenheiros especializados, que apresentaram a definição da empresa e explicaram os serviços de mud logging (registro de lama) e Consultoria Geológica especializada oferecidos desde 2012. Em seguida, foi realizada a primeira atividade, que teve como objetivo proporcionar o conhecimento sobre a sonda de perfuração, abordando cada etapa do processo, desde o sistema de sonda até a subestrutura.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer de perto as cabines onshore e offshore, onde são realizadas atividades como monitoramento geológico, registro de dados de perfuração, análise petrofísica e avaliação de formações geológicas. Ao final das apresentações, os participantes expressaram sua gratidão pela oportunidade de terem um contato direto com as instalações da Geowellex e acompanhar o trabalho da petrolífera.

A professora Rosiney Araújo Martins ressaltou a importância da visita técnica para os alunos, destacando que essa experiência serviu como uma preparação para o mercado de trabalho, além de possibilitar o estabelecimento de contatos com potenciais empregadores e abrir portas para futuras oportunidades de estágio ou emprego.

O projeto de extensão "Despertando para a Geodiversidade" do IFRN tem como objetivo principal divulgar a Geodiversidade na educação, oferecendo aos estudantes uma compreensão mais ampla sobre a importância desse campo e sua relação com a indústria do petróleo.

Petróleo e Gás
Visita técnica