NIT

Incubadoras tecnológicas do IFRN são contempladas em chamada pública

Incubadoras do Instituto receberão recursos para desenvolvimento de projetos

Publicada em 10/08/2020 Atualizada há 1 ano

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) divulgou o resultado da Chamada Pública Sebrae n° 4/2020. Nele, todas as incubadoras do Instituto Federal do Rio Grande do Norte foram classificadas, selecionadas e contempladas com recursos para desenvolvimento de atividades junto às empresas incubadas.

A Chamada Pública teve como objetivo apoiar incubadoras em operação, através do Projeto Ambientes de Inovação do RN. O projeto busca contribuir com a consolidação e sustentabilidade do mercado, fortalecendo-o através de apoio técnico e financeiro às empresas/startups pré-incubadas, incubadas e graduadas.

O IFRN possui, atualmente, nove incubadoras de empresas e todas enviaram projetos, com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFRN). Os gestores das incubadoras e o NIT, em um esforço conjunto, elaboraram propostas para cada incubadora. Com o êxito nas inscrições de projetos, foram captados R$ 245 mil em recursos externos, que serão geridos pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), outra parceira na construção das propostas.

Incubadoras Tecnológicas

As ações de empreendedorismo e inovação são desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), responsável por gerir a política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado no IFRN. Dentre essas ações, ressalta-se a incubação de empresas, cuja primeira iniciativa remete ao ano de 1998, quando foi instalada a primeira Incubadora Tecnológica da Instituição, no atual Campus Natal-Central. Hoje são nove Incubadoras Tecnológicas, que seguem modelo de gestão proposto pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), visando garantir mais profissionalismo nos processos e maior qualidade dos empreendimentos gerados.

Confira a lista das  incubadoras contempladas:

NomeCampusValor captado
Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC)Natal-Central R$ 40.000,00