Programa Exporta Fácil

Evento de Comércio Exterior traz palestrante dos Correios

Palestrante Romeica Cavalcante trouxe ao público discente temas estratégicos sobre exportação

Publicada por Romana Xavier em 20/07/2023 Atualizada há 10 meses

Aconteceu nesta quarta-feira, 19 de julho, a palestra "Soluções de Exportações pelos Correios", proferida por Romeica Cavalcante, profissional da área internacional da empresa. O evento, que foi promovido, às 10h30, pelo Curso de Tecnologia em Comércio Exterior, da Diretoria Acadêmica de Tecnologia e Gestão da Informação - DIATINF, ocorreu no auditório do Museu de Minérios.

Durante a iniciativa, a palestrante abordou temas estratégicos como: Programa Exporta Fácil; Consultoria; Registro do Exportador; Características dos produtos exportados; Liberação Alfandegária; Lista de proibições e restrições (por país); Produtos aderentes ao Exporta Fácil; NCN dos produtos; Modalidades de exportação; Rastreamento; Seguro; Dimensões; Peso; Custos; Simulação de orçamentos; Variáveis; Fretes, dentre outros.

Segundo a consultora Romeica Cavalcante, "os Correios têm uma vasta experiência na exportação e importação de mercadorias e sempre apoiam as instituições que atuam nesse segmento de mercado. A interação entre os Correios e as turmas de Comércio Exterior do IFRN integra as ações implementadas para a difusão da cultura exportadora, bem como para a capacitação dos profissionais dessa área, impulsionando negócios e incrementando o volume de exportações do Estado. A troca de conhecimentos e a mútua cooperação entre essas instituições será importante para uma atuação bem mais assertiva dos profissionais de Comércio Exterior formados pelo IFRN."

Nesse sentido, a professora e Coordenadora do curso, Elisângela Meireles, ressaltou a importância de eventos dessa natureza: "Eventos como a palestra que abordou soluções ofertadas pelos Correios são importantes para fortalecer as diversas interfaces institucionais do Comércio Exterior, isto é a interação do curso com os organismos institucionais que, segundo suas respectivas competências, incrementam e colaboram no desenvolvimento do Comércio Exterior Brasileiro." Ainda de acordo com ela, "para o curso de Tecnologia em Comércio Exterior, o contato com a realidade robustece as articulações do alunado em atividades práticas e o aproxima crescentemente de oportunidades do mundo do trabalho, na importante e estratégica área profissional escolhida para atuar: a do Comércio Exterior."

Na visão de Alysson Victor, aluno do primeiro período do curso de Comércio Exterior do CNAT, a palestra foi muito esclarecedora e bastante proveitosa: "Acho a temática diretamente ligada ao curso, o que vai ser muito útil à prática profissional".

Nessa perspectiva, a professora Elisângela enfatizou que o Curso de Tecnologia em Comércio Exterior, que neste ano completará 20 anos de existência e de entradas anuais ininterruptas de novos alunos, tem foco na consolidação de parcerias e cooperações institucionais estratégicas, como as parcerias com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal para serviços no Comércio Exterior e com os Correios.

Comércio Exterior
CNAT-IFRN